BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ

Autores/as

  • Karina Viana Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrícia Lima Pereira Peres Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2309-2319

Palabras clave:

aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem

Resumen

O estudo teve como objeto o aleitamento materno na prática cotidiana da estudante de nível superior. Objetivo: captar as experiências vivenciadas pela estudante com o aleitamento materno durante a realização do curso de graduação. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo com enfoque na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz, utilizando-se a entrevista fenomenológica. Os sujeitos foram estudantes de graduação que vivenciaram ou vivenciavam a gestação e/ou amamentação durante o curso de graduação numa universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: Surgiram as seguintes categorias: 1. Amamentar implica dificuldades para estudar; 2. Amamentar requer lançar mão de estratégias para continuar estudando e amamentando; 3. Amamentar precisa de apoio. Conclusões: Assim, o estudo é relevante por possibilitar a compreensão acerca do fenômeno amamentar no cotidiano da estudante e, a partir dele, discutir leis de proteção a essa população. Descritores: aleitamento materno, pesquisa qualitativa, enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karina Viana Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica do 9º período da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ex-bolsista PIBIC/UERJ (2008-2010). Endereço: Avenida Presidente Vargas, 3555 / apto 701 – Cidade Nova. Telefone: 21 7144-2515. Email: karinavr22@oi.com.br

Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora Procientista da FAPERJ/UERJ. Bolsista de Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora em Enfermagem. Email: benedeusdara@gmail.com

Patrícia Lima Pereira Peres, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil (DEMI) da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Enfermagem. Email: patricia.uerj@hotmail.com

Publicado

2011-09-19

Cómo citar

1.
Ribeiro KV, Rodrigues BMRD, Peres PLP. BREASTFEEDING EXPERIENCED BY COLLEGE STUDENTS: CONTRIBUTIONS OF NURSING IN LIGHT OF THE PHENOMENOLOGY OF ALFRED SCHUTZ. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19 de septiembre de 2011 [citado 22 de noviembre de 2024];3(3):2309-1. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1478

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics