Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care

Autores

  • Lília Marques Simões Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Claudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense
  • Andrea Damiana da Silva Elias Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.357-363

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Enfermagem, Estágio

Resumo

Objetivo:Esta revisão buscou descrever os fatores políticos –pedagógicos presentes, na relação ensino-serviço de saúde no desenvolvimento do estágio supervisionado de enfermagem. Metodologia:Pesquisou-se na Biblioteca virtual BIREME  na base de dados LILACS , no período de 2001 a 2010, com os descritores educação em enfermagem and enfermagem and estágio.Como idioma, considerou o português. Constatou-se que os estudos foram realizados entre 2005 e 2010,sendo  divididos entre relato de experiência, estudo exploratório com abordagem qualitativa e revisão de literatura.Resultados:Os resultados encontrados para análise foram organizados em duas categorias:reorientação da formação do profissional de enfermagem para atuar no Sistema Único de Saúde(SUS) e interação serviço de saúde e serviço para o desenvolvimento do estágio supervisionado Conclusão:Conclui-se  sobre a necessidade de formar profissionais de enfermagem preparados para atuar dentro  de uma perspectivas crítica,criativa e reflexiva para atender a demanda do SUS.Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem,Estágio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lília Marques Simões Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Matranda do Mestrado Porofissional Enfermagem Assistencial da Univesrsidade Fedral Fluminense, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Administração Hospitalar pela USS.Professora Titular do Curso de Enfermagem e Cooordenadora de Graduação de Enfermagemda Universidade Severino Sombra, Enfermeira do Hospital Universitário Sul Fluminense.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela USP-SP. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa: Ensino, Criatividade e Cuidado em Saúde e Enfermagem. Foi coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da EE/UFF no período de 2003-2009

Andrea Damiana da Silva Elias, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestranda pelo programa MPEA/UFF, Especialista em Saúde Mental pela UNIRIO, Docente da UNESA/RJ.

Publicado

2014-01-27

Como Citar

1.
Rodrigues LMS, Tavares CM de M, Elias AD da S. Interaction, education and health services for the development of the supervised internship in nursing in primary health care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27º de janeiro de 2014 [citado 5º de novembro de 2024];6(1):357-63. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1531

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics