Expanding the network: when the drug user accesses psychosocial care through primary care services

Autores

  • Marcela Pimenta Muniz UFF
  • Ana Lúcia Abrahão UFF
  • Ândrea Cardoso de Souza UFF
  • Cláudia Mara de Melo Tavares UFF
  • Lirys Figueiredo Cedro UFF
  • Malena Storani UFF e Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3442-3453

Palavras-chave:

Cuidado, Atenção Psicossocial, Redução de Danos

Resumo

Objetivo: Desvelar as especificidades do acesso do usuário de drogas à Atenção Psiscossocial pela Atenção Básica. Método: Utiliza-se a técnica de entrevista semi-estruturada junto aos profissionais de saúde que atuam neste cenário, realizando-se a análise dos dados através de uma perspectiva crítica e reflexiva. Resultados: O enfoque do acesso dos usuários de drogas tem se pautado, sobretudo, na lógica do acolhimento. Pôde-se elencar pontos de tensão que se estabelecem nos diferentes modos de abordagem da Atenção Básica para o acolhimento dos usuários de drogas, considerando-se as propostas da Ética do Cuidado através da Redução de Danos.  Conclusão: Acredita-se que os profissionais de saúde envolvidos devam buscar pistas nas propostas do Sistema Único de Saúde e da Reforma Psiquiátrica para que as redes de saúde qualifiquem as respostas que têm oferecido a estes indivíduos.Objetivo: Desvelar as especificidades do acesso do usuário de drogas à Atenção Psiscossocial pela Atenção Básica. Método: Utiliza-se a técnica de entrevista semi-estruturada junto aos profissionais de saúde que atuam neste cenário, realizando-se a análise dos dados através de uma perspectiva crítica e reflexiva. Resultados: O enfoque do acesso dos usuários de drogas tem se pautado, sobretudo, na lógica do acolhimento. Pôde-se elencar pontos de tensão que se estabelecem nos diferentes modos de abordagem da Atenção Básica para o acolhimento dos usuários de drogas, considerando-se as propostas da Ética do Cuidado através da Redução de Danos.  Conclusão: Acredita-se que os profissionais de saúde envolvidos devam buscar pistas nas propostas do Sistema Único de Saúde e da Reforma Psiquiátrica para que as redes de saúde qualifiquem as respostas que têm oferecido a estes indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Pimenta Muniz, UFF

Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da EEAAC/UFF, Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde da EEAAC/UFF.

Ana Lúcia Abrahão, UFF

Diretora da EEAAC/UFF. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da EEAAC/UFF.

 

 

Ândrea Cardoso de Souza, UFF

Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da EEAAC/UFF.

Cláudia Mara de Melo Tavares, UFF

Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da EEAAC/UFF. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da EEAAC/UFF.

Lirys Figueiredo Cedro, UFF

Enfermeira. Mestranda em Ciências do Cuidado em Saúde na EEAAC/UFF.

Malena Storani, UFF e Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.

Enfermeira no CAPS AD do Rio de Janeiro, Coordenadora do Setor de Álcool e Drogas do Hospital Psiquátrico de Jurujuba, aluna do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da EEAAC/UFF.

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Muniz MP, Abrahão AL, de Souza Ândrea C, Tavares CM de M, Cedro LF, Storani M. Expanding the network: when the drug user accesses psychosocial care through primary care services. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 27º de abril de 2024];7(4):3442-53. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4951

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics