Health education and humanized practice of nursing at intensive care units: bibliometric study

Autores

  • Rodrigo Euripedes da Silveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2113-2122

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Saúde, Humanização da Assistência, UTI.

Resumo

OBJETIVO:Abordar a participação do Enfermeiro enquanto principal cuidador e educador em saúde inserido na UTI. MÉTODOS: Estudo descritivo de recorte transversal (2003-2010), enquanto Investigação Bibliométrica realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE. RESULTADOS: As publicações ocorreram predominantemente nos estados do Rio de Janeiro e Paraná, na base LILACS (80%), com autores enfermeiros (87%) e doutores (32%).  A humanização na UTI é uma tarefa complexa por vários motivos, como elevado número de atividades que o enfermeiro executa na UTI, reduzindo seu tempo de convívio com paciente e familiares, bem como para um treinamento adequado de sua equipe. CONCLUSÃO:Ainda é incipiente a abordagem destes temas na literatura, sobremaneira aqueles que associam educação em saúde e humanização à prática do enfermeiro trabalhador de UTI, constituindo-se em um relevante e ainda inexplorado campo de investigação.

DESCRITORES: Enfermagem, Educação em Saúde, Humanização da Assistência, UTI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Euripedes da Silveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Mestrando em Ciências da Saúde pelo Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual de São Paulo (IAMSPE).

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 Enfemeira Obstetra, doutora em Ciências. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM.

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
da Silveira RE, Contim D. Health education and humanized practice of nursing at intensive care units: bibliometric study. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 19º de novembro de 2024];7(1):2113-22. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1589

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics