Health education and humanized practice of nursing at intensive care units: bibliometric study
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2113-2122Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Saúde, Humanização da Assistência, UTI.Resumo
OBJETIVO:Abordar a participação do Enfermeiro enquanto principal cuidador e educador em saúde inserido na UTI. MÉTODOS: Estudo descritivo de recorte transversal (2003-2010), enquanto Investigação Bibliométrica realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE. RESULTADOS: As publicações ocorreram predominantemente nos estados do Rio de Janeiro e Paraná, na base LILACS (80%), com autores enfermeiros (87%) e doutores (32%). A humanização na UTI é uma tarefa complexa por vários motivos, como elevado número de atividades que o enfermeiro executa na UTI, reduzindo seu tempo de convívio com paciente e familiares, bem como para um treinamento adequado de sua equipe. CONCLUSÃO:Ainda é incipiente a abordagem destes temas na literatura, sobremaneira aqueles que associam educação em saúde e humanização à prática do enfermeiro trabalhador de UTI, constituindo-se em um relevante e ainda inexplorado campo de investigação.
DESCRITORES: Enfermagem, Educação em Saúde, Humanização da Assistência, UTI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.