TEAM’S PERFORMANCE IN PRIMARY HEALTH CARE ON EARLY IDENTIFICATION OF CHILDREN'S CANCER
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2692-2701Palavras-chave:
atenção primária à saúde, detecção precoce de câncer, criançaResumo
Objetivos: identificar o conhecimento de profissionais da atenção primária a respeito da identificação precoce do câncer infanto-juvenil e descrever o desempenho das equipes de saúde antes da realização de treinamentos para identificação precoce do câncer infanto-juvenil. Método: os dados foram obtidos por um questionário e grupo focal, durante uma pesquisa-ação, envolvendo 30 profissionais de uma Unidade de Saúde da Família. A análise aconteceu por temas geradores. A aprovação ética aconteceu pelo parecer 385/2009 CEP-UFRN. Resultados: os profissionais possuem conhecimentos sobre a identificação do câncer infanto-juvenil, demonstraram, a necessidade de conhecer mais sobre os sinais e sintomas para identificação precoce, em uma assistência com condutas sistematizadas. Conclusão: torna-se fundamental o estímulo à qualificação dos profissionais da atenção primária para a identificação precoce do câncer infanto-juvenil, e o fortalecimento de uma rede de assistência que proporcione atendimento integral a fim de reduzir o retardo no diagnóstico de câncer.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.