The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2774-2780Palavras-chave:
enfermagem, educação em saúde, hanseníaseResumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento de escolares sobre a hanseníase e proporcionar ações de educação em saúde. Métodos: Trata-se de um como descritivo, uma vez que descreve a experiência vivenciada por graduandos de enfermagem durante a execução de uma atividade de extensão focada na realização de diálogos relacionados à hanseníase, como forma de educação e promoção da saúde. Foram considerados os princípios éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, e após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer nº 072/09 e CAAE 00780051000-09, a pesquisa foi iniciada. Resultados: Evidenciou-se que as atividades de educação em saúde, dirigidas aos escolares, com ênfase na hanseníase, são de fundamental importância, pois denotam a apropriação de conhecimento relacionado à doença. Conclusão: O empedramento sobre hanseníase pode contribuir com a disseminação de tais conhecimentos, visto que os escolares poderão se sentir instigados a divulgar as informações a outras pessoas, como familiares. Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Hanseníase.
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