THE RELATIONSHIP OF SOCIALIZATION OF THE COMMUNITY OF CAXIAS DO SUL WITH RESIDENTS OF THE DOMICILIARY THERAPEUTIC SERVICE
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3864-3875Palavras-chave:
Saúde Mental, Socialização, Rede Social.Resumo
Objetivo: Conhecer as relações de socialização entre a comunidade do município de Caxias do Sul e os moradores do Serviço Residencial Terapêutico (SRT). Métodos: Trata-se de um recorte do Projeto de Pesquisa Redes que reabilitam – avaliando experiências inovadoras de composição de redes de atenção psicossocial (REDESUL), que utilizou os diários de campo de quatro pesquisadores os quais realizaram 700 horas de observação participante sobre o cotidiano dos moradores e sua rede social. Resultados: Os resultados foram agrupados em duas temáticas: Estratégias do SRT para reinserção dos moradores na comunidade; entendimento da comunidade vizinha ao SRT acerca da reabilitação psicossocial. Conclusão: O serviço demonstrou compromisso na reinserção dos sujeitos em sofrimento psíquico e constatou-se que a comunidade tem um bom relacionamento com os moradores, reconhecendo que a melhor maneira de cuidar é em liberdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.