Planejamento da alta hospitalar no pós-operatório de idosos: estudo de casos múltiplos Discharge planning in post-operative of elderly: multiple cases study

Autores

  • Shimmenes Kamacael Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Rosimere Ferreira Santana Universidade Federal Fluminense
  • Valéria Santos Conceição Morais Hospital Universitário Antônio Pedro
  • Thais Silva Soares Universidade Federal Fluminense
  • Déborah Marinho Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4949-4955

Palavras-chave:

Idoso, Planejamento da Alta, Enfermagem Cirúrgica, Telenfermagem, Avaliação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar os resultados do planejamento do cuidado de enfermagem no pós-operatório de idosos hospitalizados. Método: Trata-se de estudo de casos múltiplos, de abordagem quantitativa. E, utilizou-se das técnicas de pesquisa: entrevista semiestruturada, observação, levantamento documental e acompanhamento pelo telefone. Amostra composta por 12 idosas. Resultados: Após a alta hospitalar houve relato de melhora significativa no controle da infecção, 100% da amostra demonstrou capacidade de identificar no mínimo dois de fatores de risco para infecção. Houve maior aderência ao regime terapêutico com aumento significativo de 83,4% do acompanhamento médico ambulatorial e manutenção da utilização das medicações prescritas. Conclusão: Considera-se que a execução do plano de alta no seguimento pós-operatório, associado a educação demonstram resultados significativos à recuperação cirúrgica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shimmenes Kamacael Pereira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda do programa Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Estudos em Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - GESAE-UFF.

Rosimere Ferreira Santana, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutorado em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Gerontológica - NEPEG. Líder do Grupo de Estudos em Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - GESAE-UFF.

Valéria Santos Conceição Morais, Hospital Universitário Antônio Pedro

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Atua no Hospital Universitário Antônio Pedro.

Thais Silva Soares, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Estudos em Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - GESAE-UFF.

Déborah Marinho Silva, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Estudos em Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - GESAE-UFF.

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
Pereira SK, Santana RF, Morais VSC, Soares TS, Silva DM. Planejamento da alta hospitalar no pós-operatório de idosos: estudo de casos múltiplos Discharge planning in post-operative of elderly: multiple cases study. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 25º de dezembro de 2024];8(4):4949-55. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3761

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics