Cuidados com a pele do recém-nascido internado em unidade de terapia intensiva neonatal: revisão integrativa Skin care to newborns admitted in neonatal intensive care unit: integrative review
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5156-5162Palavras-chave:
recém-nascido, pele, cuidados de enfermagem, segurança do pacienteResumo
Objetivo: Descrever a natureza e tendência na produção científica de enfermagem sobre a temática de cuidados com a pele do recém-nascido (RN). Método: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo exploratório descritiva com abordagem qualitativa. Nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Pubmed, com seleção de 11 artigos. Resultados: Mediante a leitura dos estudos, foram analisadas seis publicações nacionais e cinco publicações internacionais. Sendo sete estudos de abordagem qualitativa e quatro estudos de abordagem quantitativa. Este estudo possibilitou conhecer cuidados e formas de acompanhamento na avaliação da pele do neonato. Conclusão: evidenciaram-se poucos estudos sobre a temática de cuidados com a pele do recém-nascido, sendo necessários estudos que colaborem para a elaboração e revisão de protocolos de assistência direcionados a prevenção de agravos ao recém-nascido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.