BRINGING AWARENESS TO NURSES IN RELATION TO PATIENTS WITH HEARING LOSS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%25pPalavras-chave:
Relações profissional-paciente, enfermagem, comunicação e surdez.Resumo
Objetivo: identificar os problemas vivenciados pelo deficiente auditivo nos serviços de saúde e a importância da comunicação do enfermeiro com o paciente surdo interferindo na qualidade da assistência. Métodos: trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (LILACS e BDENF). Após a coleta de dados foi realizada uma leitura exploratória, seletiva, crítica e análise temática. Resultados: emergiu as seguintes categorias: Identificação dos problemas vivenciados pelo deficiente auditivo nos serviços de saúde e a importância da comunicação do enfermeiro com o paciente surdo interferindo na qualidade da assistência. Conclusão: concluímos então que é fundamental uma comunicação satisfatória para ocorrer um atendimento integral e positivo, fazendo assim necessário uma maior inclinação, interesse e compreensão do enfermeiro para com o paciente surdo.Downloads
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