Conhecimentos e condutas de biossegurança entre docentes de enfermagem Knowledge and practices of biosafety among nursing professors
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.137-143Palavras-chave:
Saúde do trabalhador, docentes, enfermagem, riscos ocupacionais, exposição a materiais biológicos.Resumo
Objetivos: Descrever o conhecimento dos docentes enfermeiros de um curso de enfermagem sobre Norma Regulamentadora 32 e as condutas pós-exposição a materiais biológicos e, identificar a situação vacinal destes docentes. Método: Estudo quantitativo descritivo de corte transversal. Os dados foram coletados, entre setembro e outubro de 2014, através de um questionário e analisados através do Software estatístico SPSS 21.0. Participaram da pesquisa 35 docentes enfermeiros. Resultados: 71,4% eram do sexo feminino; 100% afirmou ter conhecimento sobre biossegurança; 51,4% conheciam a Norma Regulamentadora 32; 71,4% estavam imunizados para hepatite B; 22,9% sofreram acidente envolvendo material biológico; apenas 14,3% citaram a lavagem com água e sabão do ferimento após a ocorrência de acidente. Conclusão: Evidenciou-se que existe uma fragilidade no conhecimento dos docentes relativo às ações de biossegurança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.