Operation of a psychosocial care center for the treatment of crack users Funcionamento de um Centro de Atenção Psicossocial para o atendimento a usuários de crack
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i4.1099-1106Palavras-chave:
Saúde mental, cocaína crack, serviços de saúde, desinstitucionalização, enfermagemResumo
Objetivo: analisar o funcionamento de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS AD) para o atendimento a usuários de crack. Métodos: trata-se de um recorte da pesquisa “ViaREDE”. Possui natureza avaliativa, do tipo estudo de caso, baseando-se na utilização da Avaliação de Quarta Geração como referencial teórico-metodológico. Resultados: o CAPS AD é apontado enquanto um serviço potente na rede de atendimento ao usuário de crack. Destaca-se a importância da porta aberta do serviço para garantia do acesso universal e comprometido com o usuário. Outras questões discutidas são a necessidade de fortalecimento da rede interesetorial e ampliação de horários de funcionamento do serviço. Conclusão: a análise do funcionamento do serviço contribuiu para pensarmos a constituição cotidiana da rede, bem como a capacidade reformadora dos dispositivos de cuidado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.