Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students

Autores

  • Terezinha de Souza Agra Belmonte Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( EMC/UNIRIO)
  • Ricardo Luiz Ramos Universidade Estadual de Roraima
  • Felismina Rosa Parreira Mendes Universidade de Évora
  • Antônio Carlos Ribeiro Garrido Iglesias Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.803-810

Palavras-chave:

amizade, medicina psicossomática, andragogia

Resumo

Objetivo: Diagnosticar a Amizade como estratégia didática. Métodos: Estudo qualitativo exploratório e descritivo. Questão norteadora: o que é Amizade e um professor amigo? Resultados: A sala de aula, Medicina Psicossomática, 2015 / 2º Semestre; 16 alunos brancos, no 6º, 7º e 8º períodos da medicina; 2, segunda graduação; 12 sexo feminino /4 masculino; idade média +/-25 anos; a maioria, 2 irmãos; provenientes sudeste e centro oeste; 3 casados; 2 com filhos. A Amizade, característica da essência humana, comunicação dos significados do corpo sensível. Os alunos pensam o professor, realizador do seu querer. Conclusão: As atividades pedagógicas na educação, formação e ação na saúde precisam incluir o sentir e o querer dos discentes. Os docentes necessitam competências da espiritualidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha de Souza Agra Belmonte, Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( EMC/UNIRIO)

Professora Adjunto da Universidade do Estado do Rio  de Janeiro - EMC/UNIRIO

Psiquiatra Associação Brasileira de Psiquiatria

Psicanalista Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro 

Terapeuta do Movimento Faculdade Angel Vianna 

Mestrado em Medicina Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências na Pós Graduação em Enfermagem e Biociências na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

 

Ricardo Luiz Ramos, Universidade Estadual de Roraima

Prof. Dr. Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima.

Felismina Rosa Parreira Mendes, Universidade de Évora

Profa. Dra. da Universidade de Évora, Portugal.

Antônio Carlos Ribeiro Garrido Iglesias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO

Prof. Dr.  Titular da UNIRIO

Publicado

2017-07-11

Como Citar

1.
Belmonte T de SA, Ramos RL, Mendes FRP, Iglesias ACRG. Um estudo sobre a amizade como estratégia pedagógica: o significado dado por estudantes de medicina A study on friendship as educational strategy: its meaning by medical students. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de julho de 2017 [citado 25º de novembro de 2024];9(3):803-10. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6038

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics