Choosing the home planned childbirth: a natural and drug-free option / A opção pelo parto domiciliar planejado: uma opção natural e desmedicalizada
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i4.1118-1122Palavras-chave:
Parto normal, Parto domiciliar, Enfermagem obstétrica.Resumo
Objetivo: analisar com base no referencial teórico de Dorothy Smith, a opção de mulheres pelo parto domiciliar planejado com fator de segurança e conforto para a mulher. Métodos: estudo etnográfico institucional, com 17 mulheres que pariram no domicílio no período de 2008 à 2010 no município do Rio de Janeiro aplicando entrevista semiestruturada na coleta dos dados, e analisados conforme a análise temática articuladas com a Teoria de Dorothy Smith. Resultados: A expressão do parto natural se faz presente nas concepções das mulheres, expressando em maior conforto e liberdade, uma relação de confiança com o profissional de saúde, transmitindo uma segurança para a opção do parto domiciliar. Conclusão:Concluiu-se que o encontro com o referencial ratifica a conscientização e fortalecimento da mulher, que empodera-se, em defesa ao acesso da informação, e uma relação saudável com o profissional de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.