The Satisfaction of Patients Assisted by a Health Education Ambulatory / Satisfação dos Pacientes Atendidos no Ambulatório de Educação em Saúde

Autores

  • Ana Flávia Pereira Coutinho Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.
  • Juliana de Lima Lopes Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.
  • Camila de Souza Carneiro Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.
  • Vinícius Batista Santos Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.
  • Alba Lucia Bottura Leite de Barros Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1111-1116

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Ambulatório hospitalar, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar a satisfação dos pacientes acompanhados em um Ambulatório de Educação em Saúde e avaliar o efeito das variáveis antecedentes com o grau de satisfação dos pacientes. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, realizado em um Ambulatório de Educação em Saúde. A amostra foi composta por todos os pacientes cardiopatas atendidos neste ambulatório (17 pacientes). A satisfação dos pacientes foi avaliada por meio do instrumento Satisfação do Paciente (ISP). Resultados: Observou-se que todos os pacientes relataram um alto nível de satisfação e os domínios que obtiveram maiores e menores pontuações foram o profissional e o educacional, respectivamente. Não houve correlação significativa do nível de satisfação com nenhuma das variáveis antecedentes. Conclusão: Os pacientes apresentaram alto nível de satisfação e nenhuma variável se relacionou com a satisfação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Pereira Coutinho, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Enfermeira. Especialista em Cardiopneumologia de Alta Complexidade.

Juliana de Lima Lopes, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Enfermeira. Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professor Adjunto da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Camila de Souza Carneiro, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Enfermeira do Hospital São Paulo.

Vinícius Batista Santos, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Enfermeiro.  Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador das unidades de cardiologia do Hospital São Paulo.

Alba Lucia Bottura Leite de Barros, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Enfermeira. Livre docente pela Universidade Federal de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal de São Paulo.

Referências

World Health Organization. Global Health Observatory Data Repository [Internet]. Acesso em : 15 de setembro de 2012. Disponível em: http://apps.who.int/ghodata/

Berry JD, Dyer A, Cai X, Garside DB, Ning H, Thomas A, et al. Lifetime risks of cardiovascular disease. N Engl J Med. 2012; 3666(4): 321-9.

https://doi.org/10.1056/NEJMoa1012848

PMid:22276822 PMCid:PMC3336876

Assis LS, Leite JL, Stipp MAC, Cunha NM. A atenção da enfermeira à saúde cardiovascular de mulheres hipertensas. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009;13(2):265-70.

https://doi.org/10.1590/S1414-81452009000200005

Bellucci Júnior JA, Matsuda LM. O enfermeiro no gerenciamento à qualidade em Serviço Hospitalar de Emergência: revisão integrativa da literatura. Rev Gaúcha Enferm, 2011;32(4):797-806.

https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000400022

Pena MM, Melleiro MM. Grau de satisfação de usuários de um hospital privado. Acta Paul Enferm. 2012;25 (2):197-203.

https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000200007

Vieira APM, Kurcgant P. Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem: elementos constitutivos segundo percepção de enfermeiros. Acta Paul Enferm. 2010;23(1):11-5.

https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000100002

Moura GMSS, Hilleshein EF, Schardosim JM, Delgado KS. Satisfação do paciente na unidade de coleta de exames laboratoriais. Rev Gaúcha Enferm. 2008;29(2):269-75.

Oliveira, AML. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: adaptação cultural e validação do Patient Satisfaction Instrument (dissertação). Campinas. Universidade Estadual de Campinas; 2004.

Hinshaw AS, Atwood JR. A patient satisfaction instrument: Precision by replication. Nurs Res.1982; 31: 170-91.

https://doi.org/10.1097/00006199-198205000-00011

Lopes JL, Cardoso MLA, Alves VLS, D'Innocenzo M. Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta Paul Enferma. 2009;22(2):136-41.

https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000200004

Fernandes AMS, Souza VS, Borges IC, Andrade DC, Luedy FA, Martins RR, et al. Atividade educativa na sala de espera com pacientes com insuficiência cardíaca. Rev Bras Cardiol. 2013;26(2):106-11.

Gonçalves JR, Veras FEL, Matos ACM, Lima ISA.Avaliação da satisfação dos pacientes submetidos à intervenção fisioterapêutica no município de Campo Maior, PI.Fisioter Mov. 2011;24(1):47-56.

https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000100006

Fonseca SM, Guitérrez MGR, Adami NP. Avaliação da satisfação de pacientes oncológicos com atendimento recebido durante o tratamento antineoplásico ambulatorial. Rev Bras Enferm. 2006;59(5):656-60.

https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000500012

PMid:17340711

Oliveira AML, Guirardello EB. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: comparação entre dois hospitais. Rev Esc Enferm USP. 2006;40(1):71-7.

https://doi.org/10.1590/S0080-62342006000100010

PMid:16719130

Wagner D, Bear M. Patient satisfaction with nursing care: a concept analysis within a nursing framework. J Adv Nurs.2009;65(3):692-701.

https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2008.04866.x

PMid:19016924

Otani K, Kurz RS, Harris LE. Managing primary care using patient satisfaction measures. J Healthc Manag.2005;50(5):311-24.

https://doi.org/10.1097/00115514-200509000-00007

PMid:16268410

Fréz AR, Nobre MIRS. Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública. Fisioter Mov. 2011;24(3):419-28.

https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300006

Silva Junior JF, Araújo JP, Nava AV, Dias RS. Serviço prestado em uma clínica escola: fatores influentes na satisfação dos pacientes. Revista Saúde e Pesquisa. 2014;7(1):129-34.

Schmidt SMS, Muller FM, Santos E, Ceretta PS, Garlet V, Schummitt S. Análise da satisfação dos usuários em um hospital universitário. Saúde Debate. 2014;38(101):305-17.

https://doi.org/10.5935/0103-1104.20140028

Simões e Silva C, Gabriel CS, Bernardes A, Évora YDM. Opinião do enfermeiro sobre indicadores que avaliam a qualidade na assistência de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2009;30(2):263-71.

Publicado

2019-10-04

Como Citar

1.
Coutinho AFP, Lopes J de L, Carneiro C de S, Santos VB, Barros ALBL de. The Satisfaction of Patients Assisted by a Health Education Ambulatory / Satisfação dos Pacientes Atendidos no Ambulatório de Educação em Saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];11(5):1111-6. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6381

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics