The Satisfaction of Patients Assisted by a Health Education Ambulatory / Satisfação dos Pacientes Atendidos no Ambulatório de Educação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1111-1116Keywords:
Satisfação do paciente, Ambulatório hospitalar, EnfermagemAbstract
Objetivo: Identificar a satisfação dos pacientes acompanhados em um Ambulatório de Educação em Saúde e avaliar o efeito das variáveis antecedentes com o grau de satisfação dos pacientes. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, realizado em um Ambulatório de Educação em Saúde. A amostra foi composta por todos os pacientes cardiopatas atendidos neste ambulatório (17 pacientes). A satisfação dos pacientes foi avaliada por meio do instrumento Satisfação do Paciente (ISP). Resultados: Observou-se que todos os pacientes relataram um alto nível de satisfação e os domínios que obtiveram maiores e menores pontuações foram o profissional e o educacional, respectivamente. Não houve correlação significativa do nível de satisfação com nenhuma das variáveis antecedentes. Conclusão: Os pacientes apresentaram alto nível de satisfação e nenhuma variável se relacionou com a satisfação.Downloads
References
World Health Organization. Global Health Observatory Data Repository [Internet]. Acesso em : 15 de setembro de 2012. Disponível em: http://apps.who.int/ghodata/
Berry JD, Dyer A, Cai X, Garside DB, Ning H, Thomas A, et al. Lifetime risks of cardiovascular disease. N Engl J Med. 2012; 3666(4): 321-9.
https://doi.org/10.1056/NEJMoa1012848
PMid:22276822 PMCid:PMC3336876
Assis LS, Leite JL, Stipp MAC, Cunha NM. A atenção da enfermeira à saúde cardiovascular de mulheres hipertensas. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009;13(2):265-70.
https://doi.org/10.1590/S1414-81452009000200005
Bellucci Júnior JA, Matsuda LM. O enfermeiro no gerenciamento à qualidade em Serviço Hospitalar de Emergência: revisão integrativa da literatura. Rev Gaúcha Enferm, 2011;32(4):797-806.
https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000400022
Pena MM, Melleiro MM. Grau de satisfação de usuários de um hospital privado. Acta Paul Enferm. 2012;25 (2):197-203.
https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000200007
Vieira APM, Kurcgant P. Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem: elementos constitutivos segundo percepção de enfermeiros. Acta Paul Enferm. 2010;23(1):11-5.
https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000100002
Moura GMSS, Hilleshein EF, Schardosim JM, Delgado KS. Satisfação do paciente na unidade de coleta de exames laboratoriais. Rev Gaúcha Enferm. 2008;29(2):269-75.
Oliveira, AML. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: adaptação cultural e validação do Patient Satisfaction Instrument (dissertação). Campinas. Universidade Estadual de Campinas; 2004.
Hinshaw AS, Atwood JR. A patient satisfaction instrument: Precision by replication. Nurs Res.1982; 31: 170-91.
https://doi.org/10.1097/00006199-198205000-00011
Lopes JL, Cardoso MLA, Alves VLS, D'Innocenzo M. Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta Paul Enferma. 2009;22(2):136-41.
https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000200004
Fernandes AMS, Souza VS, Borges IC, Andrade DC, Luedy FA, Martins RR, et al. Atividade educativa na sala de espera com pacientes com insuficiência cardíaca. Rev Bras Cardiol. 2013;26(2):106-11.
Gonçalves JR, Veras FEL, Matos ACM, Lima ISA.Avaliação da satisfação dos pacientes submetidos à intervenção fisioterapêutica no município de Campo Maior, PI.Fisioter Mov. 2011;24(1):47-56.
https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000100006
Fonseca SM, Guitérrez MGR, Adami NP. Avaliação da satisfação de pacientes oncológicos com atendimento recebido durante o tratamento antineoplásico ambulatorial. Rev Bras Enferm. 2006;59(5):656-60.
https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000500012
PMid:17340711
Oliveira AML, Guirardello EB. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: comparação entre dois hospitais. Rev Esc Enferm USP. 2006;40(1):71-7.
https://doi.org/10.1590/S0080-62342006000100010
PMid:16719130
Wagner D, Bear M. Patient satisfaction with nursing care: a concept analysis within a nursing framework. J Adv Nurs.2009;65(3):692-701.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2008.04866.x
PMid:19016924
Otani K, Kurz RS, Harris LE. Managing primary care using patient satisfaction measures. J Healthc Manag.2005;50(5):311-24.
https://doi.org/10.1097/00115514-200509000-00007
PMid:16268410
Fréz AR, Nobre MIRS. Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública. Fisioter Mov. 2011;24(3):419-28.
https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300006
Silva Junior JF, Araújo JP, Nava AV, Dias RS. Serviço prestado em uma clínica escola: fatores influentes na satisfação dos pacientes. Revista Saúde e Pesquisa. 2014;7(1):129-34.
Schmidt SMS, Muller FM, Santos E, Ceretta PS, Garlet V, Schummitt S. Análise da satisfação dos usuários em um hospital universitário. Saúde Debate. 2014;38(101):305-17.
https://doi.org/10.5935/0103-1104.20140028
Simões e Silva C, Gabriel CS, Bernardes A, Évora YDM. Opinião do enfermeiro sobre indicadores que avaliam a qualidade na assistência de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2009;30(2):263-71.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.