The Satisfaction of Patients Assisted by a Health Education Ambulatory / Satisfação dos Pacientes Atendidos no Ambulatório de Educação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1111-1116Palabras clave:
Satisfação do paciente, Ambulatório hospitalar, EnfermagemResumen
Objetivo: Identificar a satisfação dos pacientes acompanhados em um Ambulatório de Educação em Saúde e avaliar o efeito das variáveis antecedentes com o grau de satisfação dos pacientes. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal, realizado em um Ambulatório de Educação em Saúde. A amostra foi composta por todos os pacientes cardiopatas atendidos neste ambulatório (17 pacientes). A satisfação dos pacientes foi avaliada por meio do instrumento Satisfação do Paciente (ISP). Resultados: Observou-se que todos os pacientes relataram um alto nível de satisfação e os domínios que obtiveram maiores e menores pontuações foram o profissional e o educacional, respectivamente. Não houve correlação significativa do nível de satisfação com nenhuma das variáveis antecedentes. Conclusão: Os pacientes apresentaram alto nível de satisfação e nenhuma variável se relacionou com a satisfação.Descargas
Citas
World Health Organization. Global Health Observatory Data Repository [Internet]. Acesso em : 15 de setembro de 2012. Disponível em: http://apps.who.int/ghodata/
Berry JD, Dyer A, Cai X, Garside DB, Ning H, Thomas A, et al. Lifetime risks of cardiovascular disease. N Engl J Med. 2012; 3666(4): 321-9.
https://doi.org/10.1056/NEJMoa1012848
PMid:22276822 PMCid:PMC3336876
Assis LS, Leite JL, Stipp MAC, Cunha NM. A atenção da enfermeira à saúde cardiovascular de mulheres hipertensas. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2009;13(2):265-70.
https://doi.org/10.1590/S1414-81452009000200005
Bellucci Júnior JA, Matsuda LM. O enfermeiro no gerenciamento à qualidade em Serviço Hospitalar de Emergência: revisão integrativa da literatura. Rev Gaúcha Enferm, 2011;32(4):797-806.
https://doi.org/10.1590/S1983-14472011000400022
Pena MM, Melleiro MM. Grau de satisfação de usuários de um hospital privado. Acta Paul Enferm. 2012;25 (2):197-203.
https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000200007
Vieira APM, Kurcgant P. Indicadores de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem: elementos constitutivos segundo percepção de enfermeiros. Acta Paul Enferm. 2010;23(1):11-5.
https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000100002
Moura GMSS, Hilleshein EF, Schardosim JM, Delgado KS. Satisfação do paciente na unidade de coleta de exames laboratoriais. Rev Gaúcha Enferm. 2008;29(2):269-75.
Oliveira, AML. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: adaptação cultural e validação do Patient Satisfaction Instrument (dissertação). Campinas. Universidade Estadual de Campinas; 2004.
Hinshaw AS, Atwood JR. A patient satisfaction instrument: Precision by replication. Nurs Res.1982; 31: 170-91.
https://doi.org/10.1097/00006199-198205000-00011
Lopes JL, Cardoso MLA, Alves VLS, D'Innocenzo M. Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta Paul Enferma. 2009;22(2):136-41.
https://doi.org/10.1590/S0103-21002009000200004
Fernandes AMS, Souza VS, Borges IC, Andrade DC, Luedy FA, Martins RR, et al. Atividade educativa na sala de espera com pacientes com insuficiência cardíaca. Rev Bras Cardiol. 2013;26(2):106-11.
Gonçalves JR, Veras FEL, Matos ACM, Lima ISA.Avaliação da satisfação dos pacientes submetidos à intervenção fisioterapêutica no município de Campo Maior, PI.Fisioter Mov. 2011;24(1):47-56.
https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000100006
Fonseca SM, Guitérrez MGR, Adami NP. Avaliação da satisfação de pacientes oncológicos com atendimento recebido durante o tratamento antineoplásico ambulatorial. Rev Bras Enferm. 2006;59(5):656-60.
https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000500012
PMid:17340711
Oliveira AML, Guirardello EB. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: comparação entre dois hospitais. Rev Esc Enferm USP. 2006;40(1):71-7.
https://doi.org/10.1590/S0080-62342006000100010
PMid:16719130
Wagner D, Bear M. Patient satisfaction with nursing care: a concept analysis within a nursing framework. J Adv Nurs.2009;65(3):692-701.
https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2008.04866.x
PMid:19016924
Otani K, Kurz RS, Harris LE. Managing primary care using patient satisfaction measures. J Healthc Manag.2005;50(5):311-24.
https://doi.org/10.1097/00115514-200509000-00007
PMid:16268410
Fréz AR, Nobre MIRS. Satisfação dos usuários dos serviços ambulatoriais de fisioterapia da rede pública. Fisioter Mov. 2011;24(3):419-28.
https://doi.org/10.1590/S0103-51502011000300006
Silva Junior JF, Araújo JP, Nava AV, Dias RS. Serviço prestado em uma clínica escola: fatores influentes na satisfação dos pacientes. Revista Saúde e Pesquisa. 2014;7(1):129-34.
Schmidt SMS, Muller FM, Santos E, Ceretta PS, Garlet V, Schummitt S. Análise da satisfação dos usuários em um hospital universitário. Saúde Debate. 2014;38(101):305-17.
https://doi.org/10.5935/0103-1104.20140028
Simões e Silva C, Gabriel CS, Bernardes A, Évora YDM. Opinião do enfermeiro sobre indicadores que avaliam a qualidade na assistência de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2009;30(2):263-71.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.