MUSIC IN DAILY CARE: A THERAPEUTIC RESOURCE FOR NURSING
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i3.%25pPalavras-chave:
Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Música, MusicoterapiaResumo
Objetivo: fazer um diagnóstico do estado da arte da utilização da Musicoterapia por profissionais da Enfermagem, destacando-se uma discussão sobre a forma como a música é utilizada na prática de cuidar e sobre a nomenclatura utilizada.
Métodos: Cada um dos autores se responsabilizou por coletar dados e fazer uma revisão sistemática de duas séries de estudos de musicoterapia e enfermagem. Todo o material coletado foi analisado segundo uma abordagem qualitativa, à luz do referencial metodológico da Análise de Conteúdo.
Resultados: Os resultados encontrados referem-se à utilização da música pela Enfermagem em diversas áreas do cuidado tais como no processo de cuidar de clientes com Síndrome Neurológica decorrentes da AIDS e como facilitadora na relação Enfermeiro-cliente em sofrimento psíquico, entre outras.
Conclusão: concluímos que a música pode ser utilizada no cotidiano de cuidar da enfermagem considerando que, assim como o cuidado, ela valoriza a construção de subjetividades inerentes ao afeto e à criatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.