Annotations of the nursing team: the (dis) appreciation of care for the information provided / Anotações da equipe de enfermagem: a (des)valorização do cuidado pelas informações fornecidas

Autores

  • Mariana Menezes Caldeira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tania Vignuda Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rita de Cássia Melão Morais Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Juliana Rezende Montenegro Medeiros Moraes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana de Cássia Nunes Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Isabel Cristina Santos Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.135-141

Palavras-chave:

Registros de enfermagem, Criança, Enfermagem pediátrica, Cuidado de enfermagem

Resumo

Objetivos: analisar as anotações da equipe de enfermagem nos prontuários de crianças hospitalizadas e discutir as informações descritas pela enfermagem e suas implicações para a assistência à criança. Métodos: Pesquisa qualitativa desenvolvida em enfermaria pediátrica de Hospital Geral. Dados extraídos da consulta em  prontuários. Análise temática. Resultados: As anotações estavam relacionadas a dados que indicavam funcionamento gastrintestinal, atividade motora, interpretação das alterações dos sinais vitais, uso de dispositivos tecnológicos, e cuidados de enfermagem como curativos e higiene corporal. O espaço destinado à anotação da equipe de enfermagem era restrito a folha de prescrição médica que era ínfimo e não havia identificação do profissional. Conclusão: Os profissionais de enfermagem se limitavam a descrever na folha de prescrição médica informações que não refletiam o seu cuidado e a real condição clínica da criança quanto à qualidade da assistência de enfermagem. Em contrapartida, não havia um movimento dos próprios profissionais de enfermagem para garantir um espaço no prontuário como membro da equipe de saúde. 

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Biografia do Autor

Mariana Menezes Caldeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, Residente de Enfermagem Obstétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tania Vignuda Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita de Cássia Melão Morais, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Enfermeira; Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia; Lotada no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Juliana Rezende Montenegro Medeiros Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luciana de Cássia Nunes Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo

Isabel Cristina Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem . Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica  da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Líder do Grupo de Pesquisa “Saúde da Criança: Cenário Hospitalar”

Publicado

2019-01-01

Como Citar

1.
Caldeira MM, Souza TV, Morais R de CM, Moraes JRMM, Nascimento L de CN, Oliveira ICS. Annotations of the nursing team: the (dis) appreciation of care for the information provided / Anotações da equipe de enfermagem: a (des)valorização do cuidado pelas informações fornecidas. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 14º de novembro de 2024];11(1):135-41. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6534

Edição

Seção

Artigo Original

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