Intersectoral Actions for Mental Health: An Integrative Review / Ações de Intersetorialidade em Saúde Mental: Uma Revisão Integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.763-770

Palavras-chave:

Saúde Mental, Integralidade em Saúde, Ação Intersetorial.

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura científica as açes intersetoriais desenvolvidas em saúde mental. Métodos: Revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE, entre janeiro de 2005 a agosto de 2015. Foram encontradas 1027 publicações, das quais 28 atenderam aos critérios de inclusão. Na análise dos dados, evidenciamos ações intersetoriais que foram categorizadas em: intervenções na escola/instituição de ensino; ações educativas; parcerias com ONGs; fóruns de discussões; subsídios sociais; ações de inclusão no trabalho; intervenções na comunidade; intervenção domiciliar; acolhimento das instituições religiosas; e lazer. Resultados: Observa-se a importância das ações intersetoriais na inclusão social com a descentralização do cuidado para outros serviços e dispositivos. No entanto, é necessário problematizar que esse processo não é somente incluir outros espaços, e sim, estimular e desenvolver a comunicação entre eles. Conclusão: O desafio da consolidação da intersetorialidade é que haja a articulação entre diversos setores e a responsabilização compartilhada da rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Michelon Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Residente na Escola de Saúde Pública e Saúde Coletiva, com ênfase na atenção básica.

Agnes Olschowsky, Universidade federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Assistência e Orietação Profissional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora titular, com área de atuação em saúde mental.

Aline Basso da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Programa de Pós-Graduação em Enfermgem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado. Linha de pesquisa em saúde mental.

Fabiane Machado Pavani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Programa de Pós-Graduação em Enfermgem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado. Linha de pesquisa em saúde mental.

Christine Wetzel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Assistência e Orietação Profissional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora titular, com área de atuação em saúde mental.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Michelon Silva L, Olschowsky A, Basso da Silva A, Machado Pavani F, Wetzel C. Intersectoral Actions for Mental Health: An Integrative Review / Ações de Intersetorialidade em Saúde Mental: Uma Revisão Integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 14º de novembro de 2024];11(3):763-70. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6824

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics