Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem

Autores

  • Luiz Anildo Anacleto da Silva Curso de enfermagem, Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões
  • Rafael Marcelo Soder Universidade Federal de Santa Maria
  • Sandra Márcia Soares Schmidt Faculdade Integrada de Santa Maria.
  • Helena Carolina Noal Hospital Universitário de Santa Maria.
  • Éder Luís Arboit Universidade de Cruz Alta.
  • Bruna Stamm Universidade Federal do Pampa.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1081-1087

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Docentes de enfermagem, Estudantes de enfermagem.

Resumo

Conhecer, na percepção dos docentes, quais as atitudes discentes que contribuem para a formação em enfermagem. Método: O estudo caracteriza-se como descritivo, exploratório, tipo qualitativo. Os resultados da pesquisa advêm de entrevistas com 46 docentes inseridos em dois cursos de universidades públicas, um curso de uma faculdade e de um centro de ensino, ambos privados. Resultados: Os dados evidenciam que os docentes consideram como atitudes discentes proativas, o comprometimento com a formação; a formação crítica e reflexiva; a construção do conhecimento e o comprometimento com a ética e a responsabilidade social. Conclusão: O estudo evidencia que o comprometimento e a participação efetiva dos acadêmicos, na visão docente, constituem-se em importantes estratégias de qualificação do processo de ensino aprendizado e na formação em enfermagem.

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Biografia do Autor

Luiz Anildo Anacleto da Silva, Curso de enfermagem, Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões

Doutor em Enfermagem. Professor associado, Curso de enfermagem, Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões.

Rafael Marcelo Soder, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Enfermagem. Professor ajunto, Curso de enfermagem, Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões

Sandra Márcia Soares Schmidt, Faculdade Integrada de Santa Maria.

Doutora em Enfermagem. Professora do Curso de enfermagem, da Faculdade Intergrada de Santa Maria.

Helena Carolina Noal, Hospital Universitário de Santa Maria.

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria.

Éder Luís Arboit, Universidade de Cruz Alta.

Enfermeiro. Mestre em enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta - RS.

Bruna Stamm, Universidade Federal do Pampa.

Enfermeira. Mestre em  Enfermagem. Professora do Curso de enfermagem da Universidade Federal do Pampa. Uruguaina - RS.

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Received in: 05/11/2017 Required revisions: did not have Approved in: 18/01/2018 Published in: 01/07/2019

Corresponding author Luiz Anildo Anacleto da Silva Address: Av Independência, nº 3751, Bairro Vista Alegre, Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brazil Zip Code: 98.300-000 E-mail address: luiz.anildo@yahoo.com.br Telephone numbers: +55 (55) 3742-8800

Disclosure: The authors claim

to have no conflict of interest.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

1.
Silva LAA da, Soder RM, Schmidt SMS, Noal HC, Arboit Éder L, Stamm B. Students archetypes: the nursing professors’ viewpoint / Arquétipos discentes: percepções de docentes de enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];11(4):1081-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6932

Edição

Seção

Artigo Original

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