Knowledge and security of university members of the biological sciences and health area on first aid / Conhecimento e segurança de universitários da área de ciências biológicas e da saúde sobre primeiros socorros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7171

Palavras-chave:

Primeiros socorros, Estudantes de Ciências da Saúde, Conhecimento, Interdisciplinaridade.

Resumo

Objetivo: investigar o conhecimento sobre primeiros socorros de estudantes da área de ciências biológicas e da saúde de uma universidade pública brasileira. Métodos: Estudo transversal, quantitativo, tendo como população-alvo a totalidade de formandos dos cursos de graduação da área de ciências biológicas e da saúde de uma instituição de ensino superior(n= 219). Resultados: Do total de acadêmicos concluintes,146 (67%) responderam o questionário, constatou-se que dos oito cursos, dois não possuíam abordagens relacionadas à temática de primeiros socorros. Apenas 17,1% dos estudantes se avaliam preparados para atuarem frente a algumas situações. Conclusão: O número de graduandos em áreas relacionadas a saúde despreparados para agir frente a situações emergenciais frequentes no cotidiano foi expressivo, constituindo-se como insegurança para a sociedade em geral, e questionamento quanto as ofertas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Zanesco, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jessica Galvan, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Natália Galvão, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Danielle Bordin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Cirurgiã-dentista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ? PR (2012). Mestre e Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Especialista em Saúde Pública e Gestão em Saúde.Foi professora colaboradora nas disciplinas de Saúde Coletiva I e II da Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/UNESP (2015). Atualmente é professora colaboradora nas disciplinas de Saúde Coletiva I e II, Educação em Saúde, Práticas em Saúde, História e Paradigmas Planejamento, Gerenciamento e Financiamento em Serviços de Saúde do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da UEPG.

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -PR (1996), mestrado em Odontologia Social pela Universidade Camilo Castelo Branco -SP (2001), doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2009) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- SP (2016). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua nas disciplinas de Saúde Coletiva do curso de Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia e de Saúde Coletiva, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, epidemiologia, educação e saúde, recursos humanos, política de saúde e Programa Saúde da Família.

Referências

Maia ER, Junior JG, Lima EP, Campos W, Jovino EM, Fernandes FF, et al. Conhecimentos em Atenção Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida por Estudantes Recém-ingressos de Medicina. Rer Bras educ med [Internet]. 2014 [citado em 2017 dez 17]; 38 (1): 59-64. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000100008.

Brasil, Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Núcleo de Biossegurança. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro (RJ). Fundação Oswaldo Cruz; 2003. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Saúde Brasil 2013: uma análise da situação de saúde e das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza. Brasília (DF). Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2013_analise_situacao_saude.pdf

Ladeira RM, Malta DC, Morais Neto OL, Montenegro MMS, Soares Filho AM, Vasconcelos CH, et al. Acidentes de transporte terrestre: estudo Carga Global de Doenças, Brasil e unidades federadas, 1990 e 2015. Rev Bras epidemiol [Internet]. 2017 [citado em 2017 dez 12]; 20(1):157-170. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20s1/1980-5497-rbepid-20-s1-00157.pdf

Simões RL, Duarte NC, Maciel GSB, Furtado TP, Paulo DNS. Atendimento pré-hospitalar à múltiplas vítimas com trauma simulado. Rev Col Bras Cir [Internet]. 2012 [citado em 2018 jan 10]; 39(3): 230-7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912012000300013

American Heart Association. International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR). Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care 2015. Circulation. 2015. Disponível em: http://circ.ahajournals.org/content/132/18_suppl_2

Tinoco VA, Reis MMT, Freitas LN. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: Atuando em primeiros socorros. Revista Transformar [Internet]. 2014 [citado em 2018 jan 10]; 1(6):104-113. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/16/15

Preiss CM, Vailatti DB. Artigo 135-A do Código Penal: uma análise do tipo penal e dos motivos que ensejaram sua elaboração. Âmbito jurídico.com.br. Penal. Rio Grande, 06 de outubro de 2017. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14893>

Ragadali Filho A, Pereira NA, Leal I, Anjos QS, Loose JTT. A importância do treinamento de primeiros socorros no trabalho. Rev Saberes [Internet]. 2015 [citado em 2017 dez 15]; 3(2): 114-125. Disponível em: https://facsaopaulo.edu.br/media/files/35/35_1390.pdf

Fontana RT, Lima F, Dutra AM. Construção de saberes em primeiros socorros: relato de experiência. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2009 [citado em 2018 jan 3];3(4):1222-8. Disponível em: 10.5205/r euol.581-3802-1-RV.0304200956

Khatatbeh M. First Aid Knowledge Among University Students Jordan. Int J Prev Med [Internet]. 2016 [citado em 2018 jan 8]; 7(24): 3-11. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4755219/?report=reader

Queiroz DR, Andrade LMde, Lima NMdeC, Silva VDda. Avaliando os conhecimentos de primeiros socorros pela comunidade acadêmica. Disponível em: http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/avaliando%20os%20conhecimentos.pdf

Daniel JC, Pessalacia JDR, Andrade AFL. Debate interdisciplinar no processo ensino aprendizagem em bioética: experiências de acadêmicos da área da saúde. Invest educ enferm [internet]. 2016 [citado em 2018 jan 3]; 34(2): 288-296. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-53072016000200008&script=sci_abstract&tlng=pt

Soares SR, Cunha MI. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação (Campinas) [Internet]; 2017: 22(2): 316-331. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000200316

Fagundes CV. Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório. Rev Bras estud pedagog [Internet]. 2014 [citado em 2018 jan 3]; 95(241):508-525. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812014000300004&script=sci_abstract&tlng=pt

Mesquita SKdaC, Meneses RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ saúde [Internet]. 2016 [citado em 2017 dez 12]; 14(2): 473-486. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462016000200473&script=sci_abstract&tlng=pt

Picoli RP, Domingo ALA, Santos SC, Andrade AHG, Araujo CHF, Kosloski RMM, et al. Competências Propostas no Currículo de Medicina: Percepção do Egresso. Rev bras educ med [Internet]. 2017 [citado 2017 dez 15]; 41(3): 364-371. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022017000300364&script=sci_abstract&tlng=pt

Boaventura AP, Mandl SRM, Moraes ESS, Simões C, Gaspar AR, Vedovato C. Primeiros socorros no ambiente escolar: relato de experiência na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas. Revista Saberes Universitários [Internet]. 2017 [citado em 2018 jan 10]; 2(2):147-158. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/7596/4556

Noro LRA, Roncalli AG, Medeiros MCS, Faria-Santos BCS, Pinheiro IAG. Relação entre conteúdos das disciplinas de curso de odontologia e os ENADE 2004/2010. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2017 [citado em 2018 jan 10]; 22(1): 125-139. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772017000100125&script=sci_abstract&tlng=pt

Azevedo AB, Pezzato LM, Mendes R. Formação interdisciplinar em saúde e práticas coletivas. Saúde debate [Internet]. 2017 [citado em 2018 jan 10]; 41(113): 647-657. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v41n113/0103-1104-sdeb-41-113-0647.pdf

Souza SA, Reinert JN. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2010 [citado em 2017 dez 15]; 15(1):159-176. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772010000100009&script=sci_abstract&tlng=pt

Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos só curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúde [Internet]. 2013 [citado em 2017 dez 19]; 11(2):339-354. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462013000200005&script=sci_abstract&tlng=pt

Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu) [Internet]. 2017 [citado em 2018 jan 12]; 21 (61): 421-434.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141432832017000200421&script=sci_abstract&tlng=pt

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Zanesco C, Galvan J, Galvão N, Bordin D, Berger Fadel C. Knowledge and security of university members of the biological sciences and health area on first aid / Conhecimento e segurança de universitários da área de ciências biológicas e da saúde sobre primeiros socorros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];12:155-61. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7171

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics