Knowledge and security of university members of the biological sciences and health area on first aid / Conhecimento e segurança de universitários da área de ciências biológicas e da saúde sobre primeiros socorros
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7171Keywords:
Primeiros socorros, Estudantes de Ciências da Saúde, Conhecimento, Interdisciplinaridade.Abstract
Objetivo: investigar o conhecimento sobre primeiros socorros de estudantes da área de ciências biológicas e da saúde de uma universidade pública brasileira. Métodos: Estudo transversal, quantitativo, tendo como população-alvo a totalidade de formandos dos cursos de graduação da área de ciências biológicas e da saúde de uma instituição de ensino superior(n= 219). Resultados: Do total de acadêmicos concluintes,146 (67%) responderam o questionário, constatou-se que dos oito cursos, dois não possuíam abordagens relacionadas à temática de primeiros socorros. Apenas 17,1% dos estudantes se avaliam preparados para atuarem frente a algumas situações. Conclusão: O número de graduandos em áreas relacionadas a saúde despreparados para agir frente a situações emergenciais frequentes no cotidiano foi expressivo, constituindo-se como insegurança para a sociedade em geral, e questionamento quanto as ofertas de ensino.
Downloads
References
Maia ER, Junior JG, Lima EP, Campos W, Jovino EM, Fernandes FF, et al. Conhecimentos em Atenção Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida por Estudantes Recém-ingressos de Medicina. Rer Bras educ med [Internet]. 2014 [citado em 2017 dez 17]; 38 (1): 59-64. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000100008.
Brasil, Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Núcleo de Biossegurança. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro (RJ). Fundação Oswaldo Cruz; 2003. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação em Saúde. Saúde Brasil 2013: uma análise da situação de saúde e das doenças transmissíveis relacionadas à pobreza. Brasília (DF). Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_brasil_2013_analise_situacao_saude.pdf
Ladeira RM, Malta DC, Morais Neto OL, Montenegro MMS, Soares Filho AM, Vasconcelos CH, et al. Acidentes de transporte terrestre: estudo Carga Global de Doenças, Brasil e unidades federadas, 1990 e 2015. Rev Bras epidemiol [Internet]. 2017 [citado em 2017 dez 12]; 20(1):157-170. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20s1/1980-5497-rbepid-20-s1-00157.pdf
Simões RL, Duarte NC, Maciel GSB, Furtado TP, Paulo DNS. Atendimento pré-hospitalar à múltiplas vítimas com trauma simulado. Rev Col Bras Cir [Internet]. 2012 [citado em 2018 jan 10]; 39(3): 230-7. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912012000300013
American Heart Association. International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR). Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care 2015. Circulation. 2015. Disponível em: http://circ.ahajournals.org/content/132/18_suppl_2
Tinoco VA, Reis MMT, Freitas LN. O enfermeiro promovendo saúde como educador escolar: Atuando em primeiros socorros. Revista Transformar [Internet]. 2014 [citado em 2018 jan 10]; 1(6):104-113. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/16/15
Preiss CM, Vailatti DB. Artigo 135-A do Código Penal: uma análise do tipo penal e dos motivos que ensejaram sua elaboração. Âmbito jurídico.com.br. Penal. Rio Grande, 06 de outubro de 2017. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14893>
Ragadali Filho A, Pereira NA, Leal I, Anjos QS, Loose JTT. A importância do treinamento de primeiros socorros no trabalho. Rev Saberes [Internet]. 2015 [citado em 2017 dez 15]; 3(2): 114-125. Disponível em: https://facsaopaulo.edu.br/media/files/35/35_1390.pdf
Fontana RT, Lima F, Dutra AM. Construção de saberes em primeiros socorros: relato de experiência. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2009 [citado em 2018 jan 3];3(4):1222-8. Disponível em: 10.5205/r euol.581-3802-1-RV.0304200956
Khatatbeh M. First Aid Knowledge Among University Students Jordan. Int J Prev Med [Internet]. 2016 [citado em 2018 jan 8]; 7(24): 3-11. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4755219/?report=reader
Queiroz DR, Andrade LMde, Lima NMdeC, Silva VDda. Avaliando os conhecimentos de primeiros socorros pela comunidade acadêmica. Disponível em: http://apps.cofen.gov.br/cbcenf/sistemainscricoes/arquivosTrabalhos/avaliando%20os%20conhecimentos.pdf
Daniel JC, Pessalacia JDR, Andrade AFL. Debate interdisciplinar no processo ensino aprendizagem em bioética: experiências de acadêmicos da área da saúde. Invest educ enferm [internet]. 2016 [citado em 2018 jan 3]; 34(2): 288-296. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0120-53072016000200008&script=sci_abstract&tlng=pt
Soares SR, Cunha MI. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Avaliação (Campinas) [Internet]; 2017: 22(2): 316-331. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000200316
Fagundes CV. Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório. Rev Bras estud pedagog [Internet]. 2014 [citado em 2018 jan 3]; 95(241):508-525. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812014000300004&script=sci_abstract&tlng=pt
Mesquita SKdaC, Meneses RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ saúde [Internet]. 2016 [citado em 2017 dez 12]; 14(2): 473-486. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462016000200473&script=sci_abstract&tlng=pt
Picoli RP, Domingo ALA, Santos SC, Andrade AHG, Araujo CHF, Kosloski RMM, et al. Competências Propostas no Currículo de Medicina: Percepção do Egresso. Rev bras educ med [Internet]. 2017 [citado 2017 dez 15]; 41(3): 364-371. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022017000300364&script=sci_abstract&tlng=pt
Boaventura AP, Mandl SRM, Moraes ESS, Simões C, Gaspar AR, Vedovato C. Primeiros socorros no ambiente escolar: relato de experiência na Divisão de Educação Infantil e Complementar da Universidade Estadual de Campinas. Revista Saberes Universitários [Internet]. 2017 [citado em 2018 jan 10]; 2(2):147-158. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/7596/4556
Noro LRA, Roncalli AG, Medeiros MCS, Faria-Santos BCS, Pinheiro IAG. Relação entre conteúdos das disciplinas de curso de odontologia e os ENADE 2004/2010. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2017 [citado em 2018 jan 10]; 22(1): 125-139. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772017000100125&script=sci_abstract&tlng=pt
Azevedo AB, Pezzato LM, Mendes R. Formação interdisciplinar em saúde e práticas coletivas. Saúde debate [Internet]. 2017 [citado em 2018 jan 10]; 41(113): 647-657. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v41n113/0103-1104-sdeb-41-113-0647.pdf
Souza SA, Reinert JN. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2010 [citado em 2017 dez 15]; 15(1):159-176. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-40772010000100009&script=sci_abstract&tlng=pt
Fadel CB, Baldani MH. Percepções de formandos só curso de odontologia sobre as diretrizes curriculares nacionais. Trab Educ Saúde [Internet]. 2013 [citado em 2017 dez 19]; 11(2):339-354. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462013000200005&script=sci_abstract&tlng=pt
Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu) [Internet]. 2017 [citado em 2018 jan 12]; 21 (61): 421-434.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141432832017000200421&script=sci_abstract&tlng=pt
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 JRFCO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.