The Pediatric Evaluation of Disability Inventory and Its Contributions to Brazilian Studies / O Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade e Suas Contribuições para Estudos Brasileiros

Autores

  • Meriele Sabrina Souza Universidade Federal de São João Del Rei campus centro-oeste Dona Lindu
  • Patrícia Pinto Braga Universidade Federal de São João Del Rei campus centro-oeste Dona Lindu

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i5.1368-1375

Palavras-chave:

Crianças com deficiência, Reabilitação e Equipamentos e Provisões

Resumo

Objetivo: Analisar as produções científicas brasileiras que utilizaram o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) em estudos voltados para crianças diagnosticadas com deficiência. Metodologia: Trata-se de revisão integrativa da literatura, realizada entre julho e agosto de 2017 nas seguintes fontes: MEDLINE (PubMed), Biblioteca virtual em saúde (BVS) e Web of sience nos idiomas inglês, português e espanhol. Resultados: A utilização do PEDI contribuiu para identificação de incapacidades individuais e das funções mais comprometidas em crianças, fornece dados que permitem o planejamento de intervenções para pais, profissionais e cuidadores. Além disso, permitiu revelar os benefícios das atividades físicas para o desempenho funcional assim como os efeitos das orientações realizadas por profissionais de saúde para crianças com desvios de desenvolvimento. Conclusão: O PEDI têm-se mostrado relevante por contribuir com evidências sobre a evolução da criança com incapacidades, identificar os comprometimentos e permitir redirecionamento das ações de profissionais e cuidadores.

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Biografia do Autor

Meriele Sabrina Souza, Universidade Federal de São João Del Rei campus centro-oeste Dona Lindu

Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, discente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei, Minas Gerais, Brasil.

Patrícia Pinto Braga, Universidade Federal de São João Del Rei campus centro-oeste Dona Lindu

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta III do curso de enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei, Minas Gerais – Brasil.

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Publicado

2019-10-04

Como Citar

1.
Souza MS, Braga PP. The Pediatric Evaluation of Disability Inventory and Its Contributions to Brazilian Studies / O Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade e Suas Contribuições para Estudos Brasileiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];11(5):1368-75. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7219

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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