Worldview of young schoolchildren from a municipality in the state of Piauí-bra / Visão de mundo de jovens escolares de um município do estado do Piauí-bra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8499

Palavras-chave:

Adolescente, Saúde da família, Promoção de saúde.

Resumo

Objetivo: Conhecer a visão de mundo que os jovens escolares de um município da região nordeste do Piauí – BRA têm sobre sua realidade. Método:  Qualitativo, exploratório, realizado entre abril a setembro de 2016, com 10 mães e 10 adolescentes entre 12 e 15 anos, do sexto ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados, foi entrevista semiestruturada, visita domiciliaria e observação livre no intervalo das aulas, na análise os mapas e árvore de associação de ideias de Spink. Resultados: Necessitam de espaços e lazer como brincar, andar de bicicleta e jogar futebol. Sentem a ausência dos pais; muitos não residem na mesma casa ou trabalham o dia inteiro. Vimos a escola como espaço de socialização, porem, não oferece atividades para tal. Conclusão: A necessidade de lazer, de brincar, de espaço para essas atividades, assim como também a ausência dos pais, foram  evidenciados e  interferem na promoção da saúde dos adolescentes.

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Biografia do Autor

Antonia de Maria Rodrigues de Sousa Castro, Universidade Federal do Piaui

Departamento de Enfemagem, Saúde da Familia

Maria Adelane Monteiro da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

enfermagem, saúde da familía

José Reginaldo Feijão Parente, Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

enfermagem, saúde da familía

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Rodrigues de Sousa Castro A de M, Monteiro da Silva MA, Feijão Parente JR. Worldview of young schoolchildren from a municipality in the state of Piauí-bra / Visão de mundo de jovens escolares de um município do estado do Piauí-bra. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 22º de dezembro de 2024];12:444-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8499

Edição

Seção

Artigo Original

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