Teaching strategies in addressing palliative care with nursing professionals: integrative review / Estratégias de ensino na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9256Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino, Educação, Educação continuada em enfermagem, Cuidados paliativos.Resumo
Objetivo: identificar, nas produções científicas, as estratégias de ensino utilizadas na abordagem dos cuidados paliativos com profissionais de enfermagem. Método: revisão integrativa nas seguintes bases de dados: CINAHL, PUBMED, LILACS, SCIELO e BDENF. Resultados: foram analisados 12 artigos, todos internacionais. Foram utilizadas várias estratégias de ensino como: palestras, simulação, discussão em grupos, dramatizações, aula expositiva. A metodologia ativa foi a mais utilizada, com a associação de várias estratégias de ensino, sendo o estudo de caso a mais frequente. Conclusão: a associação da teoria com a simulação da prática clínica é uma boa estratégia de ensino. Maior ênfase tem que ser dada na capacitação dos profissionais de enfermagem através de atividades de educação permanente em cuidados paliativos visando fornecer uma assistência segura e qualificada para o paciente e sua família.
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