GRUPO DE HIPERDIA: EDUCANDO PARA VIDA

Autores

  • Brunna Soares De Souza UFF
  • Marcela Sfalsin das Chagas UFF
  • Cosme Baptista Domingos UFF
  • Elisa Santiago da Silva Unidade de Saúde da Família/ Vale do Sol/ Municipio de Itaborai

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da Família, Promoção da Saúde

Resumo

GRUPO DE HIPERDIA: EDUCANDO PARA VIDA

Brunna  Soares de Souza1

Marcela Sfalsin das Chagas2

Elisa Santiago da Silva3

Cosme Baptista Domingos4

 

           

Descritores: Enfermagem, saúde da família, promoção da saúde.

 

INTRODUÇÃO: A sala de espera é um dos meios de sensibilização para o HIPERDIA que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, em todas as unidades ambulatoriais do SUS. Além do cadastro, o Sitema permite o acompanhamento, a garantia do recebimento dos medicamentos prescritos, ao mesmo tempo poderá definir o perfil epidemiológico desta população, e o conseqüente desencadeamento de estratégias de saúde pública que levarão à modificação do quadro atual, a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e a redução do custo social. Segundo o Ministério da Saúde (2010) hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9; e Diabetes Mellitus é uma doença de causa múltipla que ocorre, quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue (Hiperglicemia). A insulina é produzida pelo pâncreas e é essencial para que nosso corpo funcione bem e possa utilizar glicose (açúcar) como principal fonte de energia. Na sala de espera temos um espaço favorável para o profissional de saúde realizar a promoção da saúde e prevenção de agravos, obtendo maior adesão à prática do tratamento de hipertensão e diabetes, por isso a relevância de aproveitar o espaço da sala de espera para fazer essas orientações. O território da sala de espera é o espaço onde os clientes aguardam o atendimento dos profissionais de saúde, é um local dinâmico em que ocorrem movimentações de diferentes pessoas a espera do atendimento. Nesse território enquanto os mesmos aguardam, falam de suas aflições, ansiedades e medos, o que favorece a educação em saúde. Segundo Reveles e Takahashi (2007) na Enfermagem a educação em saúde é um instrumento fundamental para uma assistência de boa qualidade, pois o enfermeiro além de ser um cuidador é um educador, tanto para o paciente quanto para a família, realizando orientações. A Enfermagem atua nessa atividade como um dos principais agentes transmissor de conhecimento para a população, sendo este profissional preparado desde sua graduação para realizar tal atividade com destreza e resolutividade. O profissional enfermeiro desempenha função importante para a população, pois participa de programas e atividades de educação em saúde, visando a melhoria da saúde do indivíduo, da família, e da população em geral, orientando a população, mostrando alternativas para que esta tome atitudes que lhe proporcione saúde e prevena doenças e/ou suas complicações. Considerando o exposto, o presente trabalho busca descrever a experiência positiva e transformadora da prática de educação em saúde, destacando a participação do profissional enfermeiro durante a realização desta atividade. O interesse por esse tema foi baseado na importância dessa atividade para a promoção da saúde, e na experiência bem-sucedida da sala de espera do HIPERDIA, realizado durante o estágio supervisionado, da disciplina estágio curricular I. Este estudo tem como OBJETIVOS: destacar a importância da realização da sala de espera e relatar a experiência do grupo de sala de espera no HIPERDIA, realizado pelos acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência de uma sala de espera, vivenciado durante o estágio supervisionado I da disciplina Estágio Curricular I, do oitavo período do curso de graduação em Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). No decorrer da atividade a coleta de dados será realizada através da observação dos usuários e da dinâmica. A atividade educativa foi realizada na Unidade de Saúde da Família Belarina Maria da Silva, no bairro Vale do Sol no município de Itaboraí, do Estado do Rio de Janeiro. A atividade começou às 9 horas da manha na unidade, participaram aproximadamente 20 usuários, onde foi apresentado em forma de cartazes os seguintes assuntos: o que é HIPERDIA, o que é Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, sinais e sintomas de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (DM), no caso de Diabetes Mellitus os tipos, as possíveis complicações de ambas as  patologias, orientamos também sobre alimentação, exercícios, hábitos saudáveis no geral, a importância do uso correto dos medicamentos e como se deve aplicar a insulina, os locais de aplicação e destacamos a importância de estar realizando o rodízio destes locais na prevenção de certas complicações. Após a exposição dos temas os usuários puderam esclarecer suas dúvidas e adquirir mais conhecimentos sobre suas patologias, e ao final foi entregue um material didático (folder) fornecido aos participantes e a unidade de saúde. RESULTADOS: Através da dinâmica apresentada pudemos obter uma excelente interação com os usuários, onde os mesmos ficaram a vontade para esclarecer dúvidas. Onde as principais dúvidas sobre a alimentação, realização de exercícios e rodízio dos locais de aplicação da insulina foram esclarecidas. A interação entre os acadêmicos de enfermagem e os usuários foi muito positiva e de forma muito dinâmica, onde os usuários foram esclarecidos de questionamentos feitos naquele momento. Pudemos perceber também a importância da sala de espera no contexto da educação em saúde, pois graças a mesma as dúvidas dos usuários foram esclarecidas e a partir daí estes tiveram uma maior adesão ao controle da Pressão Arterial e da Glicemia Capilar .Com isso pudemos proporcionar uma melhoria na condições de vida daqueles usuários . CONCLUSÃO: A participação ativa do grupo foi o que proporcionou esses resultados, mostrando que é possível realizar salas de espera em qualquer ambiente, principalmente numa Unidade de Saúde da Família, onde o profissional está em contato direto com a população e conhece melhor suas necessidades. Realizando as salas de espera, estamos proporcionando promoção à saúde da população adscrita e oferecendo uma melhor qualidade na assistência.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

BRASIL, Ministério da Saúde.Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23617&janela=1 Acessado em: 27/06/10

REVELES A.G, TAKAHASHI R.T. Educação em saúde ao ostomizado: um estudo bibliométrico. Revista Esc. Enferm. USP, 2007;41(2),245-50.

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CHAGAS MIO, XIMENES LB, JORGE MSB. Educação em Saúde e interfaces conceituais: representações de estudantes de um curso de enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 nov-dez; 60(6): 646-50.

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Biografia do Autor

Brunna Soares De Souza, UFF

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

 

Linha de pesquisa: Saúde Coletiva.

Marcela Sfalsin das Chagas, UFF

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Cosme Baptista Domingos, UFF

Professor da Universidade Federal Fluminense

Elisa Santiago da Silva, Unidade de Saúde da Família/ Vale do Sol/ Municipio de Itaborai

Enfermeira da Unidade de Saúde da Família Belarina Maria da Silva do bairro Vale do Sol do municipio de Itaborai.

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Publicado

2010-11-18

Como Citar

1.
Souza BSD, Chagas MS das, Domingos CB, Silva ES da. GRUPO DE HIPERDIA: EDUCANDO PARA VIDA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de novembro de 2010 [citado 21º de novembro de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/959

Edição

Seção

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