Adolescents with special health care needs: challenges of school inclusion according to family members/caregivers’ viewpoint / Adolescentes com necessidades especiais de saúde: desafios da inclusão escolar no discurso de familiares/cuidadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.9895

Palavras-chave:

Saúde do adolescente, Doença crônica, Pessoas com deficiência, Educação especial, Família.

Resumo

Objetivo: conhecer os desafios da inclusão escolar de adolescentes com necessidades especiais de saúde a partir do discurso dos familiares/cuidadores. Método: Pesquisa qualitativa, realizada no ambulatório pediátrico de especialidades, que atende adolescentes com necessidades especiais de saúde. Realizou-se a análise de prontuários, entrevista semiestruturada com 35 familiares/cuidadores de adolescentes. As entrevistas foram submetidas a dupla transcrição e à análise de discurso Pecheutiana. Resultados: os familiares/cuidadores trouxeram em seus discursos os desafios enfrentados para a integração e inclusão escolar, os profissionais e as pessoas que contribuem no processo de inserção social do adolescente, as habilidades e potencialidades da CRIANES. Conclusão: a educação inclusiva deve ser articulada de forma interdisciplinar, engajada por todas as esferas de gestão, política, trabalho, famílias e usuários. A inclusão deve ser debatida pela enfermagem, em busca da promoção da saúde e de espaço social para o adolescente.

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Biografia do Autor

Andressa da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria campus de Palmeira das Missões

Doutora em Enfermagem. Especialista em Saúde do Adolescente, Saúde Coletiva, UTI Pediátrica e Neonatal. Professora do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Campus de Palmeira das Missões. Atua nas disciplinas de Saúde da Criança e do Adolescente, Práticas e Técnicas, Bioética. Possui experiência no campo da enfermagem pediátrica, com ênfase nas crianças e adolescentes com necessidades especiais em saúde (CRIANES). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva 2019/2020 (NEPESC/UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em saúde do neonato, criança, adolescente e família (CRIANDO/UFSM) desde 2008. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa Criança, Adolescente e Família (NEPCAF) desde 2018. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4182-4714.

Regina Gema Santini Costenaro, Universidade Franciscana.

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professora adjunta nos cursos de Graduação em Enfermagem e Psicologia, na Pós Graduação Mestrado Profissional em Saúde Materna e infantil na Universidade Franciscana - UFN. Presidente do Núcleo ABEn Santa Maria-RS. Vice presidente do Comitê Municipal de Mortalidade Materna, Neonatal e Infantil de Santa Maria-RS. Foi Enfermeira assistencial na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no Hospital Universitário de Santa Maria. Tem experiência na área de Enfermagem neonatológica e UTI. Também possui conhecimento nos seguintes temas: cuidado, enfermagem, Interdisciplinaridade em saúde, educação para e na saúde, fisiologia humana, farmacologia, sexualidade, criança, adolescente e família. É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde-GIPES. orcid: https://orcid.org/0000-0001-8657-2066

Eliane Tatsch Neves, Universidade Federal de Santa Maria

Pós-doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2014-2015) com fomento CNPq. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) com estágio doutoral junto a Culture and Mental Health Research Unit (McGill University - Montreal, Canadá). Especialista em Saúde Coletiva e Enfermagem Pediátrica. Atualmente, é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria, exercendo a docência nos Cursos de

Graduação e Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde do Neonato, Criança, Adolescente e Família - CRIANDO/UFSM. Coordenadora da Comissão de Titulação da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP (2015-2018).Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (Gestão 2015-2019).Tem pesquisado na área de Enfermagem Pediátrica, principalmente nos seguintes temas: política e problemática da saúde da criança no context social brasileiro; criança com necessidades especiais de saúde; educação em saúde; empoderamento com uma abordagem sociocultural para a promoção de saúde. Pesquisas com métodos de produção de dados grupais (grupo focal, grupos operativos e método criativo sensível). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1559-9533.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Silveira A da, Santini Costenaro RG, Neves ET. Adolescents with special health care needs: challenges of school inclusion according to family members/caregivers’ viewpoint / Adolescentes com necessidades especiais de saúde: desafios da inclusão escolar no discurso de familiares/cuidadores. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 30º de dezembro de 2024];12:1290-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/9895

Edição

Seção

Artigo Original
Andressa da Silveira, Aline Cristiane Cavicchioli Okido, Eliane Tatsch Neves (2023)
A ENFERMAGEM NA REDE DE CUIDADOS DE ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAÚDE. Enfermagem em Foco, 14,
10.21675/2357-707X.2023.v14.e-202349
Andressa da Silveira, Tainara Giovana Chaves de Vargas, Juliana Portela de Oliveira, Mariana Henrich Cazuni, Bruna Da Rosa, Tífani De Vargas Bueno, Lairany Monteiro dos Santos (2022)
Cuidados de enfermagem a crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde / Nursing care for children and adolescents with special health needs. Ciência, Cuidado e Saúde, 21,
10.4025/ciencuidsaude.v21i0.60960
José Vanderlin Nascimento Miranda, Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Roberto Poton Martins (2023)
Inclusion in school physical education: a look at diversity. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva,
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