Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10547

Keywords:

Esgotamento psicológico, Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Saúde mental, Universidade.

Abstract

Objetivo: determinar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de graduação da área da saúde, em especial do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e o Maslach Burnout Inventory – Students Survey. Resultados: participaram 356 estudantes de enfermagem, os quais não apresentaram a Síndrome de Burnout, mas obtiveram índices altos de despersonalização e baixa eficácia acadêmica. Acadêmicos do terceiro ano do curso foram os mais suscetíveis a desenvolver tal patologia. Conclusão: reforça-se a necessidade de novas reflexões e discussões acerca da concepção acadêmica dos estudantes de Enfermagem, em especial os acadêmicos que se encontram na metade do curso.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Roberto Nascimento de Albuquerque, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Enfermeiro. Mestre e Doutor em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Professor do Centro Universitário de Brasília (CEUB) - Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Amanda Fukuyoshi Barbosa, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Bacharel em Biomedicina. Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Brasília (CEUB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil. 

Gabriele Batista Ferreira Pacheco, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Enfermeira pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil.

References

Oliveira CT, Santos AS, Dias ACG. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Rev. bras. orientac. prof. [Internet]. 2016 [acesso em 14 de outubro 2020]; 17(1). Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902016000100006&lng=pt&nrm=iso.

Lameu JN, Salazar TL, Souza WF. Prevalência de sintomas de stress entre graduandos de uma universidade pública. Psicol. Educ. (Online). [Internet]. 2016 [acesso em 14 de outubro 2020]; 42(1). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150021.

Prado MSFM, Norte MN, Carvalho IGM, Sousa IF, Almeida RJ. Avaliação da Síndrome de Burnout entre estudantes do último ano de um curso de medicina no Brasil. Arch. Health. Sci. (Online). [Internet]. 2019 [acesso em 14 de outubro 2020]; 26(1). Disponível em:

https://doi.org/10.17696/2318-3691.26.1.2019.1207

Parra-Valencia E, Urra-Canales A. La vida del estudiante de medicina. Rev. cientif. cienc. med. [Internet]. 2017 [acesso em 14 de outubro 2020]; 20(1). Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1817-74332017000100012&lng=es.

Sanchez GF, Vale BC do, Pereira SS, Almeida CC, Preto VA, Sailer GC. Síndrome de Burnout entre concluintes de graduação em Enfermagem. Rev. enferm. UFPE on line. [Internet]. 2017 [acesso em 14 de outubro 2020]; 11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11875

Moreno JK, Pimentel VPC, Moura MGBG, Pinheiro SJ, Oliveira LBC, Cunha ILB, Pennafort VPS. Síndrome de Burnout e fatores de estresse em enfermeiros nefrologistas. Rev. enferm. UFPE on line. [Internet]. 2018 [acesso em 14 de outubro 2020]; 12(4). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/110252/28618.

Silveira ALP, Colleta TCD, Ono HRB, Woitas LR, Soares SH, Andrade VLA, Araújo LA. Síndrome de Burnout: consequências e implicações de uma realidade cada vez mais prevalente na vida dos profissionais de saúde. Rev. bras. med. trab. [Internet]. 2016 [acesso em 14 de outubro 2020]; 14(3). Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/12/827299/rbmt-v14n3_275-284.pdf.

Campos JADB, Maroco J. Adaptação transcultural Portugal-Brasil do Inventário de Burnout de Maslach para estudantes. Rev. saúde pública (Online). [Internet]. 2012 [acesso em 14 de outubro 2020]; 46(5). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102012000500008.

Maroco J, Tecedeiro M. Inventário de burnout de Maslach para estudantes portugueses. Psicol. saúde doenças. [Internet]. 2009 [acesso em 14 de outubro 2020]. 10(2). Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862009000200007&lng=pt.

Ishak W, Nikravesh R, Lederer S, Perry R, Ogunyemi D, Bernstein C. Burnout in Medical Students: a sistematic review. Clin Teach. [Internet]. 2013 [acesso em 14 de outubro 2020]. 10(4). Disponível em: https://doi.org/10.1111/tct.12014.

Rosales Ricardo Y, Rosales Paneque FR. Towards a Two-Dimensional Study of Burnout Syndrome in College Students. Ciênc. Saúde Colet. [Internet]. 2014 [acesso em 14 de outubro 2020]. 19(12). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320141912.18562013.

Mota ID, Farias GO, Silva R, Folle A. Síndrome de Burnout em estudantes universitários: um olhar sobre as investigações. Motrivivência. [Internet]. 2017 [acesso em 14 de outubro 2020]. 29(1). Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29nespp243.

Kestenberg CCF, ROSA BMS, SILVA AV, FABRI JMG, REGAZI ICR. Estresse em graduandos de enfermagem. Rev. enferm. UERJ. [Internet]. 2017 [acesso em 14 de outubro 2020]. 25(e26716). Disponível em: https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.26716.

Medeiros MRB, Camargo JF, Barbosa LAR, Caldeira AP. Saúde Mental de Ingressantes no Curso Médico: uma abordagem segundo o sexo. Rev. bras. educ. méd. [Internet]. 2018 [acesso em 14 de outubro 2020]. 42(3). Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3rb20170008.

Soares AB, Leme VBR, Gomes G, Penha AP, Maia FA, Lima CA, Valadas S, Almeida LS, Araújo AM. Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior. Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003). [Internet]. 2018 [acesso em 14 de outubro 2020]. 70(1). Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000100015&lng=pt&nrm=iso.

Tomaschewski Barlem JG, Lunardi VL, Bordignon SS, Barlem ELD, Lunardi Filho WD, Silveira RS et al. Opção e evasão de um curso de graduação em enfermagem: percepção de estudantes evadidos. Rev. gaúcha enferm. (Online). [Internet]. 2012 [acesso em 14 de outubro 2020]. 33(2). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000200019.

Martins C, Campos S, Duarte J, Martins R, Moreira T, Chaves C. Situações indutoras de stress e Burnout em estudantes de Enfermagem nos ensinos clínicos. Rev. port. enferm. saúde mental. [Internet]. 2017 [acesso em 14 de outubro 2020]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0163.

Peixoto TASM, Peixoto NMSM. Pensamento crítico dos estudantes de enfermagem em ensino clínico: uma revisão integrativa. Referência. [Internet]. 2017 [acesso em 14 de outubro 2020]. 4(13). Disponível em: http://dx.doi.org/10.12707/RIV16029.

Souza ACCR, Almeida AA, Cotta BSS, Ferreira AA. Prevalência da Síndrome de Burnout e a importância do autocuidado nos estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas. [Internet]. 2019 [acesso em 14 de outubro 2020]. 3(1). Disponível em: http://revista.fcmmg.br/ojs/index.php/ricm/article/view/144/52.

Published

2021-09-22 — Updated on 2021-10-27

Versions

How to Cite

1.
Albuquerque RN de, Barbosa AF, Pacheco GBF. Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2021Oct.27 [cited 2024Nov.23];13:1596-1602. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547

Issue

Section

Original article

Plum Analytics