Strategies for teaching learning process in nursing graduate and Postgraduate nursing

Authors

  • Ana Dulce Batista dos Santo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sâmara Sirdênia Duarte de Rosário Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francis Solange Vieira Tourinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira dos Santos Uniiversidade do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1212-1220

Keywords:

Processos de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino.

Abstract

Objetivo: Apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem utilizadas nos cursos de graduação e pós-graduação. Métodos: Revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE. A busca dos artigos foi realizada através dos descritores controlados Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; utilizando o operador boleano AND. A amostra constitui-se de 8 artigos. Resultados: Várias estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem são apontadas, a saber: ferramentas eletrônicas, estudos de caso escritos, aula expositiva e aulas teórico-prática para o ensino de graduação. Entretanto, destaca-se a ausência de estudos referentes ao ensino do processo de enfermagem em nível de pós-graduação. Conclusão: A utilização de metodologias inovadoras e ativas facilitam o processo de aprendizagem, enquanto a abordagem restrita a teoria é fator dificultador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Dulce Batista dos Santo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do programa de pós graduação em enfermagem da UFRN. Bolsista CAPES.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sâmara Sirdênia Duarte de Rosário, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN

Francis Solange Vieira Tourinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN

Viviane Euzébia Pereira dos Santos, Uniiversidade do Vale do São Francisco

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Brasil.

Published

2014-07-03

How to Cite

1.
Santo ADB dos, Oliveira KKD de, Rosário SSD de, Lira ALB de C, Tourinho FSV, Santos VEP dos. Strategies for teaching learning process in nursing graduate and Postgraduate nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2014Jul.3 [cited 2024Jul.22];6(3):1212-20. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1604

Issue

Section

Systematic Review of Literature

Plum Analytics