O banho no leito na óptica de estudantes de graduação em enfermagem The bed bath according to the undergraduate nursing students’ perspective
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5087-5094Keywords:
banhos, higiene, estudantes de enfermagem, cuidados de enfermagemAbstract
OBJETIVO: Identificar os significados do banho no leito para estudantes de enfermagem, assim como seus sentimentos ao realizá-lo. MÉTODO: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, que teve como cenários um hospital público e uma universidade estadual e como informantes 14 discentes. As informações foram coletadas por meio de um questionário e tratadas conforme a Técnica de Análise de Conteúdo, modalidade Temática. RESULTADOS: Diversos foram os significados do banho no leito para os informantes, tais como: “cuidado”, “relacionamento interpessoal”, “avaliação do estado geral”, “invasão de privacidade” e “identificação/atendimento das necessidades humanas básicas”, causando sentimentos/sensações tanto positivos, quanto negativos. CONCLUSÃO: O banho no leito necessita ser realizado por pessoas capacitadas e dotadas de sensibilidade, não se caracterizando em uma prática mecanicista, mas em uma ação terapêutica que promove bem estar e uma mais rápida recuperação do cliente. DESCRITORES: Banhos, Higiene, Estudantes de enfermagem, Cuidados de enfermagem.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.