Atuação do enfermeiros da Estratégia Saúde da Família na prevenção do pé diabético Practice nurse family health strategy in the prevention of diabetic foot
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4841-4849Keywords:
enfermagem, diabetes mellitus, pé diabético, educação em saúdeAbstract
Objetivos: Identificar orientações fornecidas pelos enfermeiros às pessoas com DM sobre o cuidado com os pés; investigar a frequência da realização do exame dos pés e os aspectos avaliados; verificar quais atividades de educação em saúde são realizadas pelos enfermeiros para as pessoas com DM. Métodos: estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 38 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, através de um questionário, durante maio a julho/2013. Os dados foram analisados com base na estatística descritiva. Estudo aprovado pelo CEP do CCS/UFPB, CAEE nº 03459112.1.0000.5188. Resultados: constatou-se que 26 (68,4%) enfermeiros orientam quanto ao uso de calçados confortáveis; 19 (50,0%) enfermeiros avaliam os pelos e as unhas mensalmente; 12 (31,6%) enfermeiros realizam orientações como atividade de educação em saúde. Conclusão: a atuação dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família contribui na prevenção do pé diabético, proporcionando a realização do autocuidado. Descritores: Enfermagem, Diabetes Mellitus, Pé diabético, Educação em saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.