Study of the perceptions of women of childbearing age about the effects of alcohol intake during pregnancy as a proposal for systematization of teaching practices by nursing for the prevention of fetal alcohol spectrum disorders
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i1.3860-3872Keywords:
Transtornos do espectro alcoólico fetal, Alcoolismo, Enfermagem em saúde pública. Bebidas alcoólicas, Gravidez.Abstract
Objetivos: Identificar o conhecimento de mulheres sobre os efeitos da ingestão de álcool na gestação; propor ações educativas envolvendo este tema para orientação em saúde da mulher no período pré-concepção e gestacional. Métodos: Estudo exploratório de caráter quantitativo. O cenário foi a Universidade Estácio de Sá (campus Niterói-RJ). Os sujeitos foram 99 mulheres. Utilizamos para a coleta de dados uma entrevista estruturada realizada após aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da universidade. Resultados: Análise dos dados coletados permitiu identificar desconhecimento das mulheres sobre o assunto e reduzida participação do profissional de enfermagem na orientação destas mulheres. Conclusão: Concluimos ser necessário aumentar a divulgação destes danos á saúde em campanhas educativas promovidas pelas instituições de saúde e maior participação do profissional de enfermagem na educação deste público-alvo.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.