O papel do agente comunitário de saúde no fortalecimento da educação popular em saúde The role of the community health worker to strengthen popular education in health

Authors

  • Helena Maria Scherlowski Leal David Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.371-378

Keywords:

Agentes Comunitários de SAúde, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Abstract

Objetivo: Refletir e discutir o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) como educador popular. Métodos: pesquisa qualitativa, centrada na concepção da pesquisa-ação, utilizando procedimentos de grupo-focal, oficinas e análise de conteúdo. Os sujeitos desse estudo foram 14 ACS de duas Áreas Programáticas do Município do Rio de Janeiro, em grupo focal realizado em novembro de 2010. Resultados: A análise evidenciou que o ACS desenvolve práticas com base em pressupostos da Educação Popular em Saúde, permeadas de modo ambíguo por uma concepção normativa e bancária de educação,  como forma de reconhecimento e valorização dentro da equipe. Conclusão: O ACS possui um potencial educativo capaz de contribuir para a efetivação das ações da Atenção Básica. Para isso, deve buscar sua qualificação profissional e fortalecimento coletivo, e refletir criticamente sobre as contradições do seu trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Helena Maria Scherlowski Leal David, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Doutora em Ciëncias, Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, 2001.

Published

2017-04-11

How to Cite

1.
David HMSL. O papel do agente comunitário de saúde no fortalecimento da educação popular em saúde The role of the community health worker to strengthen popular education in health. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2017Apr.11 [cited 2024Dec.26];9(2):371-8. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4936

Issue

Section

Original article

Plum Analytics