Educational technology on oral contraception: construction shared with nurses reproductive assistance / Tecnologia educacional sobre contracepção oral: construção compartilhada com enfermeiros da assistência reprodutiva
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.53-58Keywords:
Enfermagem, contraceptivos orais, educação em saúde.Abstract
Objetivo: descrever conhecimentos e práticas de enfermeiros no contexto da contracepção oral e construir, de forma compartilhada, uma tecnologia educacional. Metodologia: a pesquisa foi desenvolvida em 09 Unidades da Estratégia Saúde da Família, pertencentes ao município de Ananindeua, localizado na Região Metropolitana de Belém – Pará, tendo como participantes 21 enfermeiros. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a novembro de 2015 por meio de entrevista individual com roteiro semi-estruturado e para análise utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Contatou-se que os enfermeiros têm amplo conhecimento com relação à contracepção oral. E suas práticas, embora pertinentes ao que está preconizado para essa clientela, encontram-se dificultadas pelas condições de trabalho em suas Unidades. Conclusão: os enfermeiros contribuíram no conteúdo e forma da tecnologia educacional pois consideraram pertinente a sua utilização como importante ferramenta para a educação em saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.