Freireanas categories in nursing undergraduate education: integrative literature Review / Categorias freireanas no ensino de graduação em enfermagem: revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8023Keywords:
Educação em enfermagem, Enfermagem, Ensino, Aprendizagem, Cuidados de Enfermagem.Abstract
Objetivo: identificar as principais publicações relacionadas às categorias Freireanas no ensino de graduação em enfermagem. Método: revisão Integrativa de literatura a partir da busca nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Base de Dados de Enfermagem. Obteve-se 482 estudos, destes apenas 13 atendiam aos critérios de inclusão. Resultados: as categorias emergentes foram: diálogo e autonomia; tomada de consciência com vistas a formação de sujeitos críticos, reflexivos e participantes; metodologia da problematização para uma educação humanizante e um cuidar humanizado. Conclusão: conclui-se que a incorporação das categorias Freireanas no ensino de enfermagem é fundamental para um ensino com travessias dialógicas. Tal incorporação tece uma educação humanizante, caminho para o cuidado humanizado do discente/futuro profissional.
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