Aggressive behaviors and reactions to aggressive between schools / Comportamentos agressivos e reações à agressividade entre escolares
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9118Abstract
Objetivo: Identificar os comportamentos agressivos e as reações à agressão entre escolares e verificar se há associação com as variáveis idade, sexo, escolaridade, situação conjugal dos pais e ao tipo de instituição escolar. Método: Estudo descritivo, transversal e quantitativo. População composta por 492 crianças, a qual gerou uma amostra de 26 crianças da escola privada e 86 da escola pública, que responderam ao Questionário de Comportamentos AgressivoseReativos entre Pares. Os dados passaram pela análise descritiva e o teste exato de Fisher. Resultados: A maioria das crianças apresentou agressividade e reações agressivas abaixo da média. E no que se refere as reações a agressividade as mais frequentes foram as respostas internalizadas. Conclusão: Os dados obtidos podem nortear intervenções de combate e prevenção da agressividade escolar. Porém, ficou evidente que será necessário desenvolver estudos com designs metodológicos mais robustos.
Downloads
References
Borsa JC, Bandeira DR. The Peer Aggressive and Reactive Behaviors Questionnaire (PARB-Q): evidence of validity in the Brazilian context. Trends psychiatry psychother. (Impr.) 2014; 36(2): 89-100. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-60892014000200089>. Acesso em: 28 out. 2019.
Brugman S, Cornet LJ, Smeijers D, Smeets K, Oostermeijer S, Buitelaar JK et al. Examining the reactive proactive questionnaire in adults in forensic and non forensic settings: A variable and person based approach. Aggressive behav. 2016; 43(2):155–162. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ab.21671
Silva IA; Lucatto LC; Cruz LAN; Martins RA. Considerações sobre a agressividade infantil. Revista Olhares & Trilhas. 2015; 17(21): 66-82. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/30239/18026> Acesso em: 28 out. 2018.
Moura SG; Barreira MML. Agressividade infantil no contexto escolar: contribuições do psicólogo para a formação de professores. Rev Humanidades. 2017; 32 (2): 236-249. Disponível em: < https://periodicos.unifor.br/rh/article/view/7480/5551>. Acesso em:28 out. 2019.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília - DF, 2019. Disponível em: <https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2019/maio/governo-federal-lanca-nova-edicao-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-eca/ECA2019digital.pdf>. Acesso em: 07 mai. 2016.
Santos MM, Kienen N. Características do bullying na percepção de alunos e professores de uma escola de ensino fundamental. Trends Psychol. 2014; 22(1):161-78. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2014000100013&lng=pt&nrm=i&tlng=pt> Acesso em: 17 maio 2017.
R Core Team. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2016. Disponível em: <https://www.r-project.org/foundation/> Acesso em: 08 mai. 2016.
Sarchiapone M, Mandelli L, Carli V, Iosue M, Wasserman C, Hadlaczky G et al. Hours of sleep in adolescents and its association with anxiety, emotional concerns, and suicidal ideation. Sleep medicine. 2014; 15 (2): 248–254. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-24424101> Acesso em: 22 mai. 2017.
Barbosa AJG, Santos AAA, Rodrigues MC, Furtado AV, Brito NM. Agressividade na infância e contextos de desenvolvimento: família e escola. Psico (Porto Alegre). 2011; 42(2): 228-235. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Altemir_Barbosa/publication/268303287_Agressividade_na_infancia_e_contextos_de_desenvolvimento_familia_e_escola/links/553837670cf226723ab61898.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Gagliotto GM, Berté R, Vale GV. Agressividade da criança no espaço escolar: uma abordagem psicanalítica. Revista Reflexão e Ação. 2012; 20(1):144-160.Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2218/2048>. Acesso em: 15 mai. 2017.
Bolsoni-Silva AT, Eleutério Levatti G, Meireles Guidugli P, Machado Marim VC. Problemas de comportamento, em ambiente familiar em escolares e pré-escolares diferenciados pelo sexo. Interam j psychol. 2015; 49(3): 354-364. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/284/28446020007.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2017.
Tasimi A, Young L. Memories of good deeds past: The reinforcing power of prosocial behavior in children. J exp child psychol. 2016; 147:159-166. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022096516000485>. Acesso em: 25 maio 2017.
Gequelim J, Carvalho MCN. Escola e comportamento anti-social. Ciênc cogn. 2007; 11:132-142. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/657/439>
Acesso em: 17 mai. 2017.
Elias, LB, Prodócimo, NS, Serralha, CA, Scorsolini-Comin, F. Conversas com profissionais da educação infantil sobre a agressividade. Barbarói. 2014; 41: 174-188. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/psi-62393> Acesso em: 25 ago. 2016.
Santos ZA, Soares AB. Habilidades sociais e bullying: um estudo entre agressores e vítimas. Psicol argum. 2016; 34(84):51-64. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/23307>. Acesso em 16 mai. 2017.
Sobral AP, Brito SSL, Pereira TLS, Delevati DM. Separação conjugal e seus desdobramentos afetivos e comportamentais no desenvolvimento da criança. Caderno de Graduação Ciências Biológicas e da Saúde. 2014; 2(1): 91-108. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitsbiosaude/article/view/1139/768> Acesso em: 21 mai. 2017.
Silva FR, Assis SG. Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura. Educ pesqu. 2018; 44: e157305. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/2017nahead/1517-9702-ep-S1517-9702201703157305.pdf. Acesso em: 23 mai. 2017.
Published
Versions
- 2021-06-01 (2)
- 2021-05-13 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 JRFCO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.