Transdisciplinarity and health care models: vision of nursing course students / Transdisciplinaridade e modelos assistenciais de saúde: visão de concluintes do curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.9609Keywords:
Estudantes de enfermagem, Educação Superior, Educação em Enfermagem, Modelos de Assistência à Saúde, Saúde HolísticaAbstract
Objetivo: Conhecer a visão de discentes concluintes do curso de enfermagem sobre transdisciplinaridade e modelos assistenciais de saúde, como adquiridas nos campos de estágio vivencial. Método: Estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa, em instituição de ensino de Belém, Pará, Brasil. A coleta de dados foi entre agosto a outubro de 2019 com 39 discentes, cursando o último ano do curso. Realizou-se uma entrevista semiestruturada individual, com posterior análise de conteúdo indutiva em seis etapas. Resultados: Emergiram duas categorias “Compreensões acerca da transdisciplinaridade: entre o Ser holístico e a prática assistencial” denotando visões heterogêneas sobre transdisciplinaridade; e “A aplicação dos modelos de atenção à saúde nas práticas assistenciais”. Conclusão: Parte dos concluintes compreende os conceitos de transdisciplinaridade, outros fazem uma bricolagem de conceitos aprendidos. Quanto aos modelos assistenciais o Modelo Biomédico é o mais vivenciado nas práticas.
Downloads
References
Van Bewer V. Transdisciplinarity in health care: a concept analysis. Nurs Forum [Internet]. 2017 [citado em 13 dez 2019];52(4):339-47. Disponível em: https://doi.org/10.1111/nuf.12200.
Morin E. Os Sete Saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2011.
Farre A, Rapley T. The new old (and old new) medical model: four decades navigating the biomedical and psychosocial understandings of health and illness. Healthcare (Basel) [Internet]. 2017 [citado em 15 dez 2019]; 5(4):88. Disponível em: https://doi.org/10.3390/healthcare5040088.
Tong ST, Liaw WR, Kashiri PL, Pecsok J, Rozman J, Bazemore AW, Krist AH. Clinician experiences with screening for social needs in primary care. J Am Board Fam Med [Internet]. 2018 [citado em 15 dez 2019]; 31(3):351-63. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3122/jabfm.2018.03.170419.
Correa Júnior AJS, Martins RS, Santana ME. Perspectivas e dilemas da enfermagem na pós-modernidade: dialogando com Zygmunt Bauman. Rev enferm Cent-Oeste Min [Internet]. 2017 [citado em 15 dez 2019]; 7:e1615. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1615.
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidencias para a prática de enfermagem. 9 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
Minayo MCS. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Rev Pesqui Qual [Internet]. 2017 [citado em 15 dez 2019]; 5(7):1-12. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/82/59.
Braun V, Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qual Res Psychol [Internet]. 2006 [citado em 15 dez 2019]; 3(2):77-101. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.
Knapp CN, Reid RS, Fernández-Giménez ME, Klein JA, Galvin KA. Placing Transdisciplinarity in Context: A Review of Approaches to Connect Scholars, Society and Action. Sustainability [Internet]. 2019 [citado em 15 dez 2019]; 11(18):4899. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su11184899.
Correa Júnior AJS, Souza TCF, Sousa YM, Polaro SHI, Santana ME, Silva SED, Carvalho JN. Popular education in health, critical thinking and the seven type of knowledge. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2018 [citado em 15 dez 2019]; 12(2):537-45. Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i2a231062p537-545-2018.
Levey AJ. Teaching Online Graduate Nursing Students Cultural Diversity From an Ethnic and Nonethnic Perspective. J Transcult Nurs [Internet]. 2019 [citado em 15 dez 2019]. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1043659619868760.
Bezerra IMP, Sorpreso ICE. Concepts and movements in health promotion to guide educational practices. Rev bras crescimento desenvolv hum [Internet]. 2016 [citado em 15 dez 2019];26(1):11-20. Disponível em: https://doi.org/10.7322/jhgd.113709.
Esmeraldo GROV, Oliveira LC, Esmeraldo Filho CE, Queiroz DM. Tensão entre modelo biomédico e estratégia saúde da família: percepções dos trabalhadores de saúde. Rev APS. [Internet]. 2017 [citado em 15 dez 2019]; 20(1):98-106. Disponível em: https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15786.
Nedel FB, Bastos JL. Para onde seguir com a pesquisa em determinantes sociais da saúde?. Rev Saúde Pública [Internet]. 2020 [citado em 15 fev 2020]; 54:15. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054001618.
Bahia L. Trinta anos de Sistema Único de Saúde (SUS): uma transição necessária, mas insuficiente. Cad Saúde Pública [Internet]. 2018 [citado em 15 dez 2019]; 34(7):e00067218. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00067218.
Condeles PC, Bracarense CF, Parreira BDM, Rezende MP, Chaves LDP, Goulart BF. Teamwork in the Family Health Strategy: professionals’ perceptions. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2019 [citado em 15 dez 2019]; 23(4):e20190096. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0096.
Sousa SM, Bernardino E, Crozeta K, Peres AM, Lacerda, MR. Cuidado integral: desafio na atuação do enfermeiro. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 [citado em 15 dez 2019]; 70(3):504-10. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0380.
Leavell H, Clark EG. Medicina preventiva. São Paulo: McGraw–Hill do Brasil, 1976.
Jamoulle M, Gavilán E, Cardoso RV, Mariño MA, Pizzanelli M. The words of prevention, part I: changing the model. Rev bras med fam comunidade [Internet]. 2015 [citado em 15 dez 2019]; 10(35):1-9. Disponível em: https://doi.org/10.5712/rbmfc10(35)1062.
Mendes R, Fernandez JCA, Sacardo DP. Health promotion and participation: approaches and inquiries. Saúde debate [Internet]. 2016 [citado em 15 dez 2019]; 40(108):190-203. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104-20161080016.
Published
Versions
- 2021-06-09 (2)
- 2021-06-09 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 JRFCO
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.