VIEWS OF ELDERLY USERS OF A HOSTEL FOR THE HOMELESS: A QUALITATIVE APPROACH

Authors

  • Camila Oliveira Bezerra UNIFESP
  • Hernani Aparecido Matias UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2338-2345

Keywords:

idoso, pobreza, trabalho.

Abstract

Estudo, com abordagem qualitativa, tendo como objetivo identificar a percepção do idoso enquanto usuário de centro de acolhida. Os sujeitos da pesquisa foram seis idosos do sexo masculino, o local do estudo foi um centro de acolhida público localizado na zona leste de São Paulo. A coleta de dados se deu através de uma questão norteadora. O método de análise foi a Análise de Conteúdo que possibilitou a identificação das unidades temáticas: Família na Sociedade Brasileira: O significado para os idosos; Centros de acolhidas: vivenciais dos idosos; Identidade do idoso: condições socioeconômicas e cidadania.  Consideramos que a população idosa tende a permanecer mais tempo em centros de acolhida, dado pela ausência do apoio familiar, déficit no recebimento do benefício da aposentadoria e o desemprego, impossibilitando o alcance da autonomia e reinserção social, transformando o centro de acolhida em um espaço de formação de vínculos afetivos que  não encontram nas ruas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Oliveira Bezerra, UNIFESP

Supervisora Técnica de Saúde da AMA Figueira Grande - CEJAM. Especialista em Gerontologia e Geriatria, Licenciatura em Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Administração e Gerenciamento de Serviços de Enfermagem(GEPAG), UNIFESP - São Paulo - SP.

Hernani Aparecido Matias, UNIFESP

Sociólogoa pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, especialização em Sócio-Psicologia e mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Published

2011-10-03

How to Cite

1.
Bezerra CO, Matias HA. VIEWS OF ELDERLY USERS OF A HOSTEL FOR THE HOMELESS: A QUALITATIVE APPROACH. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2011Oct.3 [cited 2024Nov.28];3(4):2338-45. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1466

Issue

Section

Original article

Plum Analytics