Currículos de cursos de graduação em enfermagem: revisão integrativa de literatura Curriculum for undergraduate nursing courses: integrative literature review
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.265-272Keywords:
enfermagem, currículo, educação em enfermagem, educação.Abstract
Objetivo: conhecer quais assuntos tem sido abordados e debatidos nas investigações sobre currículo nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, no período de 2000 a 2013. Método: utilizaram-se os pressupostos da revisão integrativa de literatura nas bases de dados LILACS, SCIELO, BDENF e ERIC. A análise dos dados foi organizada a partir da pré-análise, exploração do material e, tratamento e interpretação dos resultados. Resultados: foram selecionados 36 artigos, que possibilitaram a definição de três categorias: Pressupostos das reformas curriculares; Características da formação profissional de enfermeiros e Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Enfermagem e os currículos. Conclusão: verificou-se aderência dos estudos á legislação pertinente, e a ênfase na necessidade de formação profissional fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde. Descritores: enfermagem; currículo; educação em enfermagem; educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.