BREASTFEEDING AND THEIR SOCIAL REPRESENTATIONS: AN INTEGRATIVE REVIEW LITERATURE

Autores

  • Patricia Klock UFSC
  • Giuliana Micheloto Parizoto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alacoque Lorenzini Erdmann UFSC
  • Jussara Gue Martini UFSC
  • Rosane Gonçalves Nitschke UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1791%201796

Palavras-chave:

Enfermagem, aleitamento materno, Políticas Públicas

Resumo

Objetivos: Caracterizar as pesquisas produzidas por enfermeiros que abordam as representações sociais sobre a amamentação. Método: Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SCOPUS. Os critérios de inclusão adotados consideraram estudos disponíveis gratuitamente no formato completo, publicados no período de janeiro de 2004 a outubro de 2010, nos idiomas português, espanhol e inglês, na área de enfermagem. Resultados: Foram localizados seis estudos, três em 2009 e um em 2004, 2005 e 2007. Apenas um periódico não era específico da Enfermagem. O Estado de São Paulo apresentou maior destaque. Conclusão: Caminhar de forma integrada e articulada entre os saberes populares e a ciência, considerando a riqueza das diferentes realidades, reflete uma valorização da promoção da amamentação em nosso país, ao descrever-interpretar-explicitar a complexidade existente no campo da saúde, partilhando experiências e responsabilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Klock, UFSC

Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC. Doutoranda em Enfermagem pelo PEN da UFSC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

Giuliana Micheloto Parizoto, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Alacoque Lorenzini Erdmann, UFSC

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do PEN na UFSC. Pesquisadora 1A do CNPq. Coordenadora do GEPADES. 

Jussara Gue Martini, UFSC

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do PEN na UFSC. Preceptora do Programa de Residência Integrada em Saúde da Família (PRISF) da UFSC. Diretora de Publicações e comunicação social da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) - Gestão 2007 – 2010.

Rosane Gonçalves Nitschke, UFSC

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do PEN na UFSC. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário e Saúde de Santa Catarina (NUPEQUIS).

Downloads

Publicado

2011-04-04

Como Citar

1.
Klock P, Parizoto GM, Erdmann AL, Martini JG, Nitschke RG. BREASTFEEDING AND THEIR SOCIAL REPRESENTATIONS: AN INTEGRATIVE REVIEW LITERATURE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2011 [citado 21º de novembro de 2024];3(2):1791 1796. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1413

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics