BREASTFEEDING AND THEIR SOCIAL REPRESENTATIONS: AN INTEGRATIVE REVIEW LITERATURE

Autores/as

  • Patricia Klock UFSC
  • Giuliana Micheloto Parizoto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alacoque Lorenzini Erdmann UFSC
  • Jussara Gue Martini UFSC
  • Rosane Gonçalves Nitschke UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1791%201796

Palabras clave:

Enfermagem, aleitamento materno, Políticas Públicas

Resumen

Objetivos: Caracterizar as pesquisas produzidas por enfermeiros que abordam as representações sociais sobre a amamentação. Método: Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e SCOPUS. Os critérios de inclusão adotados consideraram estudos disponíveis gratuitamente no formato completo, publicados no período de janeiro de 2004 a outubro de 2010, nos idiomas português, espanhol e inglês, na área de enfermagem. Resultados: Foram localizados seis estudos, três em 2009 e um em 2004, 2005 e 2007. Apenas um periódico não era específico da Enfermagem. O Estado de São Paulo apresentou maior destaque. Conclusão: Caminhar de forma integrada e articulada entre os saberes populares e a ciência, considerando a riqueza das diferentes realidades, reflete uma valorização da promoção da amamentação em nosso país, ao descrever-interpretar-explicitar a complexidade existente no campo da saúde, partilhando experiências e responsabilidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Klock, UFSC

Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC. Doutoranda em Enfermagem pelo PEN da UFSC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  

Giuliana Micheloto Parizoto, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração e Gerência do Cuidado em Enfermagem e Saúde (GEPADES). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Alacoque Lorenzini Erdmann, UFSC

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do PEN na UFSC. Pesquisadora 1A do CNPq. Coordenadora do GEPADES. 

Jussara Gue Martini, UFSC

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do PEN na UFSC. Preceptora do Programa de Residência Integrada em Saúde da Família (PRISF) da UFSC. Diretora de Publicações e comunicação social da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) - Gestão 2007 – 2010.

Rosane Gonçalves Nitschke, UFSC

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem e do PEN na UFSC. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Enfermagem, Quotidiano, Imaginário e Saúde de Santa Catarina (NUPEQUIS).

Publicado

2011-04-04

Cómo citar

1.
Klock P, Parizoto GM, Erdmann AL, Martini JG, Nitschke RG. BREASTFEEDING AND THEIR SOCIAL REPRESENTATIONS: AN INTEGRATIVE REVIEW LITERATURE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4 de abril de 2011 [citado 3 de julio de 2024];3(2):1791 1796. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1413

Número

Sección

Revisión

Plum Analytics