Percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio: uma abordagem qualitativa Perception of nursing students on mental health home-care: a qualitative approach
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4255-4268Keywords:
Ensino, Enfermagem, Percepção, Saúde mental, Visita domiciliar.Abstract
Objetivo: Compreender a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado em saúde mental em domicílio, realizado por meio de atividades de extensão universitária. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 14 acadêmicos de enfermagem. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, áudio-gravadas e tratados conforme análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os dados resultaram em três categorias: “A Extensão Universitária em Saúde Mental como Oportunidade para o Crescimento Pessoal e Acadêmico”, “Reformulando Conceitos de Cuidado por meio da Extensão Universitária em Saúde Mental”, “A Extensão Universitária em Saúde Mental como Facilitadora do Cuidado Humanizado”. Conclusão: Os acadêmicos compreendem a extensão universitária como uma maneira de adquirir conhecimentos e habilidades diversificadas, por terem a oportunidade de operacionalizar uma aproximação eficaz com a família e com o cotidiano da Pessoa com Transtorno Mental (PTM).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.