The importance of teaching and learning first aid techniques for laypersons: integrative review / A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.11605

Palabras clave:

Educação da População, Educação em saúde, Primeiros Socorros e Emergências.

Resumen

Objetivo: Analizar, la importancia de la enseñanza y el aprendizaje de las técnicas de Primeros Auxilios para los profanos. Métodos: Revisión integradora en las bases de datos LILACS, MEDLINE a través de PUBMED, BDENF, CINAHL, SCOPUS y biblioteca Cochrane, sin corte de tiempo. Los descriptores utilizados fueron: "Population Education", "Health Education", "First Aid" y "Emergencies", en inglés se delimitaron y cruzaron los siguientes descriptores: "Population Education", "Health Education", "First aid" y "Emergencies" los operadores booleanos AND y OR. La muestra estaba compuesta por 11 artículos. Resultados: Las formaciones en primeros auxilios tienen un impacto significativo sobre todo cuando se aplican los cuestionarios previos y posteriores a la intervención, ya que los errores cometidos anteriormente se transformaron en aciertos. Conclusión: las intervenciones educativas llevadas a cabo en las escuelas y comunidades conducen a la propagación del conocimiento y el aprendizaje, pudiendo así tangibilizar la formación de multiplicadores, dando lugar a una sociedad informada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorena Farias Rodrigues Correia , Universidade Regional do Cariri

Academica de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri- URCA. 

Agnis Fernandes Feitosa , Universidade Regional do Cariri

Academica de Enfermagem pela Universidade Regional do cariri. 

Maria Vitoria Ferreira Apolinário , Universidade Regional do Cariri

Academica de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. 

Emille Sampaio Ferreira , Universidade Regional do Cariri

Academica de Enfermagem Pela Universidade Regional do Cariri. 

Sara Teixeira Braga , Universidade Regional do Cariri

Graduanda em Enfermagem Pela Universidade Regional do cariri. 

Woneska Rodrigues Pinheiro , Universidade Regional do Cariri

Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA). Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pelo programa de Pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC. 

Citas

Silva DPD, Nunes JBB, Moreira RTDF, Costa LC. Primeiros socorros: Objeto de educação em saúde para professores. Rev. enferm. UFPE on line. [Internet]. 2018[acesso em 20 de outubro de 2021]; 12(5). Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/12643/1/2015_art_mroliveira.pdf

Albuquerque AM, Gouvéia BDLA, Lopes CAA, Ferreira JA, Pinto MB, Santos NCCB. Salvando vidas: avaliando o conhecimento de adolescentes de uma escola pública sobre primeiros socorros. Rev de Enferm. UFPE on line. [Internet]. 2021[acesso em 20 de outubro de 2021]; 9(1).Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10303/10969

Coelho JPSL. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Revista Científica do ITPAC. [Internet].2015[acesso em 20 de outubro de 2021];8(1). Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/76/Artigo_7.

Amparo AJ, Sousa MS. Treinamento em primeiros socorros para o leigo. Revista Extensão & Cidadania. [internet]2015[acesso em 20 de outubro de 2021];];3(5). Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/2601

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. [Internet]. 2010 [acesso em 26 de outubro de 2021];8(1). Disponível em https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt _1679-4508-eins-8-1-0102.pdf.

Fernandes JMG, Leite ALS, Auto BSD, Lima JEG, Rivera IR, Mendonça MA. Teaching Basic Life Support to Students of Public and Private High Schools. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2014[acesso em 26 de outubro de 2021];102(06). Disponível em: <https://doi.org/10.5935/abc.20140071.

Costa CWA, Moura DL, Costa FLO, Mélo RS, Moreira SR. Unidade didática de ensino dos primeiros socorros para escolares: efeitos do aprendizado. RPP. [Internet].2015 [acesso em 26 de outubro de 2021];18(2). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30205

Santos GAB. Conhecimentos básicos sobre suporte básico de vida (sbv) em estudantes universitários. Revista Eletrônica FACIMEDIT.[Internet]2016[acesso em 26 de outubro de 2021];5(1). Disponível em: https://bdtcc.unipe.edu.br/wp-content/uploads/2019/02/TCC-ROBERTO-CARLOS-DA-SILVA-SANTOS.

Santos HVN, Sarmento SDG, Dantas RAN, Dantas DV. Estratégias de ensino de primeiros socorros a leigos: Uma revisão integrativa. Revista Saúde-UNG-Ser. [Internet]2018[acesso em 26 de outubro de 2021]; 11(4). Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2678.

Bomfim, MB, Pereira LTR, Magalhães VF, Reis TM. Os impactos e métodos dos projetos extensionistas no ensino de primeiros socorros à população leiga no Brasil. In: Silva BRN. Medicina: Progresso Científico, Tecnológico, Econômico e Social do País. Atena Editora.2021. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/50796

Oliveira MRD, Leonel ARA, Montezeli JH, Gastaldi AB, Martins EAP, Caveião C. Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros. Rev Rene. [Internet] 2015[acesso em 26 de outubro de 2021]; 16(2). Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/2695

Leite HSN, Bomfim C R, Formiga HJB, Ferreira AM, Barbosa ABA, Martins NXM. Primeiros socorros na escola: conhecimento da equipe que compõe a gestão educacional. Temas em Saúde-Faculdade Integral de Patos. [Internet]2018[acesso em 26 de outubro de 2021]. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2018/10/fip201819.pdf

Bernardo WM, Nobre MR, Jatene FB. A prática clínica baseada em evidências. Parte II - buscando as evidências em fontes de informação. Rev Assoc Med Bras. [Internet] 2004[acesso em 10 de novembro de 2021];50(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/WgCzqZ5n8ZyjpNCd7nxF5VQ/?lang=pt

Mendes KD, Silveira RC, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. [Internet]2008[acesso em 13 de novembro de 2021];17(4). Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/abstract/?lang=pt

Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enfermagem. [Internet]2016[acesso em 13 de novembro de 2021];14(1). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-18072005-095456/pt-br.php

Galvão CM. Níveis de Evidência. Acta Paul Enferm. [Internet] 2006[ acesso em 15 de Novembro 2021]; 19 (2). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000200001

Fuchs SC, Paim BS. Revisão sistemática de estudos observacionais com metanálise. Rev HCPA. [Internet] 2010[ acesso em 15 de Novembro 2021];30(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/16551

Pereira KC, Paulino JR, Saltarelli RMF, Carvalho AMP, Santos RB, Silveira TVL, Teixeira BDSM. A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros junto ao público leigo. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. [ Internet] 2015 [acesso em 20 de novembro de 2021]; 5(1). Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/456/837

Margarida MCA, Nogueira LDS, Oliveira KMFD, Novais MR, Rézio GS, Melchior LMR. Experiência de residentes multiprofissionais na orientação de primeiros socorros e prevenção de acidentes nas escolas. Revisa. [Internet] 2021[acesso em 20 de novembro de 2021]; 10(1). Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/684

Jonge AL, Martins AS, Santos HM, Santos AST, Góes FGB, Silva LJ. Conhecimentos de profissionais de educação infantil sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Enfermagem em Foco. [Internet] 2021[acesso em 22 de novembro de 2021]; 11(6). Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3425

Costa P, Silva LS, Silva MT, Floriano CMF, Orsi KCSC. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Rev de Enf. do Cent. O Min. [Internet] 2020[ acesso em 22 de novembro de 2021]; 10. Disponível em: http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911

Santana MMR, Toledo LV, Moreira TR, Alves KR, Ribeiro L, Diaz FBB. Educational intervention in first aid for basic education students. Rev. Enferm. UFSM. [Internet]2020[cited 24 Nov 2021]; 10(70). Available from: :https://doi.org/10.5902/2179769236507

Lima PA, Oliveira TMN, Moreira ACMG, Moreira RC, Martins EAP, Costa AB. First aid as an object of health education for municipal school professionals.Rev. Enferm. UFSM.[Internet] 2021[cited 24 Nov 2021]; 11 (10): 1-16. Available from: https://doi.org/10.5902/2179769243292

Grimaldi MRM, Gonçalves LMS, Melo ACOS, Melo FI, Aguiar ASC, Lima MMN. School as a place for learning first aid. Rev. Enferm. UFSM. [Internet] 2020[cited 24 Nov 2021]; 10. Available from: https://doi.org/10.5902/2179769236176

Dantas RAN, Dantas DV, Silva IRN, Araújo NM, Laurentino AMA, Nunes HMA, et al. Abordagem dos primeiros socorros na escola: crianças, adolescentes e professores aprendendo a salvar vidas. Rev Enfermagem Brasil. [Internet]2018[acesso em 23 de novembro de 2021]; 17 (3). Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/1186

McCarty JC, Hashmi ZG, Escobar JPH, Jager E, Chaudhary MA, Lipsitz SR, et al. Effectiveness of the American College of Surgeons Bleeding Control Basic Training Among Laypeople Applying Different Tourniquet Types: A Randomized Clinical Trial. JAMA Surg. [Internet] 2019[ cited 24 Nov 2021]; 154(10). Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31339533.

Rossetto A, Morgan AJ, Hart LM, Kelly CM, Jorm AF. Frequency and quality of first aid offered by older adolescents: a cluster randomised crossover trial of school-based first aid courses. PeerJ. [ Internet] 2020[cited 24 Nov 2021]; 8. Available from: https://doi.org/10.7717/peerj.9782

Ilha AG, Cogo SB, Ramos TK, Andolhe R, Badke MR, Colussi G. Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental. Revista da Escola de Enfermagem da USP. [Internet]. 2021[ acesso em 10 de dezembro de 2021];5. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0025.

Publicado

2024-01-12

Cómo citar

1.
Correia LFR, Feitosa AF, Apolinário MVF, Ferreira ES, Braga ST, Pinheiro WR. The importance of teaching and learning first aid techniques for laypersons: integrative review / A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12 de enero de 2024 [citado 22 de noviembre de 2024];16:e-11605. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11605

Número

Sección

Revisión sistemática de la literatura.

Plum Analytics