The importance of teaching and learning first aid techniques for laypersons: integrative review / A importância do ensino e aprendizagem de técnicas de primeiros socorros para leigos: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.11605Palavras-chave:
Educação da População, Educação em saúde, Primeiros Socorros e Emergências.Resumo
Objetivo: analisar, a importância do ensino e aprendizagem sobre técnicas de Primeiros Socorros para leigos. Métodos: revisão integrativa nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via National Library of Medicine National Institutes of Health(PubMed) , Banco de Dados em Enfermagem, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, SCOPUS e biblioteca Cochrane Library. Os descritores utilizados foram: “Educação da População”, “Educação em saúde”, “Primeiros Socorros” e “Emergências”, em inglês foram: “Population Education”, “Health Education”, “First aid” e “Emergencies”, 11 artigos foram selecionados. Resultados:as capacitações em primeiros socorros têm um impacto significativo principalmente ao se aplicar questionários pré e pós-intervenções, pois os erros cometidos anteriormente já se transformavam em acertos. Conclusão: as intervenções educativas realizadas em escolas e comunidades levam a propagação de conhecimento e aprendizagem, podendo assim tangenciar a formação de multiplicadores, resultando em uma sociedade informada.
Downloads
Referências
Silva DPD, Nunes JBB, Moreira RTDF, Costa LC. Primeiros socorros: Objeto de educação em saúde para professores. Rev. enferm. UFPE on line. [Internet]. 2018[acesso em 20 de outubro de 2021]; 12(5). Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/12643/1/2015_art_mroliveira.pdf
Albuquerque AM, Gouvéia BDLA, Lopes CAA, Ferreira JA, Pinto MB, Santos NCCB. Salvando vidas: avaliando o conhecimento de adolescentes de uma escola pública sobre primeiros socorros. Rev de Enferm. UFPE on line. [Internet]. 2021[acesso em 20 de outubro de 2021]; 9(1).Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10303/10969
Coelho JPSL. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Revista Científica do ITPAC. [Internet].2015[acesso em 20 de outubro de 2021];8(1). Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/76/Artigo_7.
Amparo AJ, Sousa MS. Treinamento em primeiros socorros para o leigo. Revista Extensão & Cidadania. [internet]2015[acesso em 20 de outubro de 2021];];3(5). Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/2601
Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. [Internet]. 2010 [acesso em 26 de outubro de 2021];8(1). Disponível em https://www.scielo.br/pdf/eins/v8n1/pt _1679-4508-eins-8-1-0102.pdf.
Fernandes JMG, Leite ALS, Auto BSD, Lima JEG, Rivera IR, Mendonça MA. Teaching Basic Life Support to Students of Public and Private High Schools. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2014[acesso em 26 de outubro de 2021];102(06). Disponível em: <https://doi.org/10.5935/abc.20140071.
Costa CWA, Moura DL, Costa FLO, Mélo RS, Moreira SR. Unidade didática de ensino dos primeiros socorros para escolares: efeitos do aprendizado. RPP. [Internet].2015 [acesso em 26 de outubro de 2021];18(2). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30205
Santos GAB. Conhecimentos básicos sobre suporte básico de vida (sbv) em estudantes universitários. Revista Eletrônica FACIMEDIT.[Internet]2016[acesso em 26 de outubro de 2021];5(1). Disponível em: https://bdtcc.unipe.edu.br/wp-content/uploads/2019/02/TCC-ROBERTO-CARLOS-DA-SILVA-SANTOS.
Santos HVN, Sarmento SDG, Dantas RAN, Dantas DV. Estratégias de ensino de primeiros socorros a leigos: Uma revisão integrativa. Revista Saúde-UNG-Ser. [Internet]2018[acesso em 26 de outubro de 2021]; 11(4). Disponível em: http://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2678.
Bomfim, MB, Pereira LTR, Magalhães VF, Reis TM. Os impactos e métodos dos projetos extensionistas no ensino de primeiros socorros à população leiga no Brasil. In: Silva BRN. Medicina: Progresso Científico, Tecnológico, Econômico e Social do País. Atena Editora.2021. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/50796
Oliveira MRD, Leonel ARA, Montezeli JH, Gastaldi AB, Martins EAP, Caveião C. Concepção de graduandos de enfermagem sobre a prática de educação em saúde em primeiros socorros. Rev Rene. [Internet] 2015[acesso em 26 de outubro de 2021]; 16(2). Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/rene/article/view/2695
Leite HSN, Bomfim C R, Formiga HJB, Ferreira AM, Barbosa ABA, Martins NXM. Primeiros socorros na escola: conhecimento da equipe que compõe a gestão educacional. Temas em Saúde-Faculdade Integral de Patos. [Internet]2018[acesso em 26 de outubro de 2021]. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2018/10/fip201819.pdf
Bernardo WM, Nobre MR, Jatene FB. A prática clínica baseada em evidências. Parte II - buscando as evidências em fontes de informação. Rev Assoc Med Bras. [Internet] 2004[acesso em 10 de novembro de 2021];50(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/WgCzqZ5n8ZyjpNCd7nxF5VQ/?lang=pt
Mendes KD, Silveira RC, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. [Internet]2008[acesso em 13 de novembro de 2021];17(4). Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ/abstract/?lang=pt
Ursi ES, Galvão CM. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Rev Latino-Am Enfermagem. [Internet]2016[acesso em 13 de novembro de 2021];14(1). Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-18072005-095456/pt-br.php
Galvão CM. Níveis de Evidência. Acta Paul Enferm. [Internet] 2006[ acesso em 15 de Novembro 2021]; 19 (2). Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002006000200001
Fuchs SC, Paim BS. Revisão sistemática de estudos observacionais com metanálise. Rev HCPA. [Internet] 2010[ acesso em 15 de Novembro 2021];30(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/16551
Pereira KC, Paulino JR, Saltarelli RMF, Carvalho AMP, Santos RB, Silveira TVL, Teixeira BDSM. A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros junto ao público leigo. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. [ Internet] 2015 [acesso em 20 de novembro de 2021]; 5(1). Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/456/837
Margarida MCA, Nogueira LDS, Oliveira KMFD, Novais MR, Rézio GS, Melchior LMR. Experiência de residentes multiprofissionais na orientação de primeiros socorros e prevenção de acidentes nas escolas. Revisa. [Internet] 2021[acesso em 20 de novembro de 2021]; 10(1). Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/684
Jonge AL, Martins AS, Santos HM, Santos AST, Góes FGB, Silva LJ. Conhecimentos de profissionais de educação infantil sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Enfermagem em Foco. [Internet] 2021[acesso em 22 de novembro de 2021]; 11(6). Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3425
Costa P, Silva LS, Silva MT, Floriano CMF, Orsi KCSC. Efeitos de oficina educativa sobre prevenção e cuidados à criança com engasgo: estudo de intervenção. Rev de Enf. do Cent. O Min. [Internet] 2020[ acesso em 22 de novembro de 2021]; 10. Disponível em: http://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3911
Santana MMR, Toledo LV, Moreira TR, Alves KR, Ribeiro L, Diaz FBB. Educational intervention in first aid for basic education students. Rev. Enferm. UFSM. [Internet]2020[cited 24 Nov 2021]; 10(70). Available from: :https://doi.org/10.5902/2179769236507
Lima PA, Oliveira TMN, Moreira ACMG, Moreira RC, Martins EAP, Costa AB. First aid as an object of health education for municipal school professionals.Rev. Enferm. UFSM.[Internet] 2021[cited 24 Nov 2021]; 11 (10): 1-16. Available from: https://doi.org/10.5902/2179769243292
Grimaldi MRM, Gonçalves LMS, Melo ACOS, Melo FI, Aguiar ASC, Lima MMN. School as a place for learning first aid. Rev. Enferm. UFSM. [Internet] 2020[cited 24 Nov 2021]; 10. Available from: https://doi.org/10.5902/2179769236176
Dantas RAN, Dantas DV, Silva IRN, Araújo NM, Laurentino AMA, Nunes HMA, et al. Abordagem dos primeiros socorros na escola: crianças, adolescentes e professores aprendendo a salvar vidas. Rev Enfermagem Brasil. [Internet]2018[acesso em 23 de novembro de 2021]; 17 (3). Disponível em: https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/enfermagembrasil/article/view/1186
McCarty JC, Hashmi ZG, Escobar JPH, Jager E, Chaudhary MA, Lipsitz SR, et al. Effectiveness of the American College of Surgeons Bleeding Control Basic Training Among Laypeople Applying Different Tourniquet Types: A Randomized Clinical Trial. JAMA Surg. [Internet] 2019[ cited 24 Nov 2021]; 154(10). Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31339533.
Rossetto A, Morgan AJ, Hart LM, Kelly CM, Jorm AF. Frequency and quality of first aid offered by older adolescents: a cluster randomised crossover trial of school-based first aid courses. PeerJ. [ Internet] 2020[cited 24 Nov 2021]; 8. Available from: https://doi.org/10.7717/peerj.9782
Ilha AG, Cogo SB, Ramos TK, Andolhe R, Badke MR, Colussi G. Ações educativas sobre primeiros socorros com professores da educação infantil: estudo quase-experimental. Revista da Escola de Enfermagem da USP. [Internet]. 2021[ acesso em 10 de dezembro de 2021];5. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0025.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.