Perfil de marketing digital de emprendimientos de profesionales de enfermería divulgados a través de Instagram
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12270Palabras clave:
Enfermería, Emprendimiento, Red socialResumen
Objetivo: identificar el perfil mercadológico digital de los negocios de profesionales de enfermería divulgados a través de Instagram. Métodos: estudio netnográfico, realizado en el instagram, siendo esta una red social pública. Muestra compuesta por 15 perfiles de empresarios digitales, siendo estos profesionales de enfermería. La recopilación de datos se realizó entre marzo y mayo de 2022 por medio de hashtags. Resultados: predominan los libros digitales (30,0%), seguidos de los cursos en línea (26,6%). Las áreas emprendidas y los contenidos elaborados fueron sobre curación de heridas y vendajes; formación general en el ámbito de la enfermería; derecho en la enfermería; espíritu empresarial para enfermeras; perforación de orejas; cuidados obstétricos; cuidados generales de enfermería; y preparación de exámenes. Conclusión: se ha producido un aumento considerable de los productos difundidos a través de Instagram por profesionales de enfermería, lo que se traduce en una mayor visibilidad, autonomía e independencia de la categoría profesional.
Descargas
Citas
We are social [website on the internet]. Global social media users pass 3.5 billion [access in 3 mar 2022]. Available from: http://wearesocial.com/us/blog/2019/07/global-social-media-users-pass-3-5-billion/
Correio do estado [website na internet]. População mundial chega a 7 bilhões de pessoas, diz ONU [acesso em 3 mar 2022]. Disponível em: http://correiodoestado.com.br/cidades/populacao-mundial-chega-a-7-bilhoes-de-pessoas-diz-onu/129707/
Statista [homepage on the internet]. Most popular social networks worldwide as of January 2022, ranked by number of monthly active users [access in 1º may 2022]. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/
Bernardes PCF. Utilização do aplicativo Instagram como ferramenta de educação em saúde sobre aleitamento materno. [Graduação em Enfermagem]. Goiânia (Brasil): Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2021. [acesso em 26 abr 2022]. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3425/1/Utiliza%C3%A7%C3%A3o%20do%20aplicativo%20Instagram%C2%AEcomo%20ferramenta%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20em%20sa%C3%BAde%20sobre%20aleitamento%20materno.pdf
Mendes J. Os portugueses e as redes sociais 2018 [cartilha]. Lisboa: Grupo Marktest; 2018. [acesso em 1º mai 2022]. Disponível em: https://www.marktest.com/wap/private/images/Logos/Folheto_Portugueses_Redes_Sociais_2018.pdf
Copelli FHS, Erdmann AL, Santos JLG. Entrepreneurship in nursing: an integrative literature review. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2019 [cited 2022 oct 23];72(Suppl 1):289-98. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0523
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 [Internet]. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Brasília: COFEN; 1986 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/lei-n-749886-de-25-de-junho-de-1986_4161.html
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 358, de 15 de outubro de 2019 [Internet]. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. Brasília: COFEN; 2019 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 606, de 10 de abril de 2019 [Internet]. Dispõe sobre modelo de Requerimento de Cadastro de Consultório e de Clínicas de Enfermagem e modelo de Registro de Consultório e de Clínicas de Enfermagem, no âmbito dos Conselhos Regionais de Enfermagem. Brasília: COFEN; 2019 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-606-2019_70088.html
Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº 568, de 20 de fevereiro de 2018 [Internet]. Aprova o regulamento dos consultórios de enfermagem e clínicas de enfermagem. Brasília: COFEN; 2018 [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-0568-2018_60473.html
Dias L. O crescimento do empreendedorismo na enfermagem no Brasil. Nursing (São Paulo) [Internet]. 2022 [acesso em 20 out 2022];25(285):7118-9. Disponível em: http://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i285p7118-7119
Conselho Federal de Enfermagem [homepage na internet]. Inovação e segurança jurídica impulsionam negócios na enfermagem [acesso em 1º mai 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/inovacao-e-seguranca-juridica-impulsionam-novos-negocios-na-enfermagem_89525.html
D’Ângelo P. [website na internet]. Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram [acesso em 2 mai 2022]. Disponível em: http://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/
Braga A. Técnica etnográfica aplicada à comunicação online: uma discussão metodológica. UNIrevista. 2006 [acesso em 2 mai 2022];1(3):1-11.
Kozinets RV. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso Editora, 2014.
Daniel PB. Impacto das características do conteúdo online no engajamento de seguidores de Instagram. [Graduação em Administração]. Porto Alegre (Brasil): Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2020. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/225351/001129813.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Bessa AR. Influenciadores em redes sociais digitais: uma análise aplicada ao instagram — o processo de desenvolvimento do ambiente e das possibilidades interativas em comunicação. [Mestrado em Comunicação Social]. São Paulo (Brasil): Universidade de São Paulo; 2018. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-22022019-144714/publico/AlexandreRegattieriBessaVC.pdf
Mainardes J. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação [Internet]. 2017 [acesso em 23 out 2022];40(2),160–73. Disponível em: http://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26878
Brasil. Ministério da Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde; 2016. [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Silva CRM, Tessarolo FM. Influenciadores digitais e as redes sociais enquanto plataformas de mídia. In: Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação [evento na internet]. 2016 set 09; São Paulo, Brasil [acesso em 20 set 2022]. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-2104-1.pdf
Nunes WCC, Bataghin FA, Costa MAB. Instagram Marketing: alavancando as vendas em tempos de pandemia. Rev. Acad. Ens. Cienc. Tecnol. [internet]. 2020 [acesso em 20 ago 2022];7(2):1-19. Disponível em: http://intranet.cbt.ifsp.edu.br/qualif/volume07/artigo01_ed_07.pdf
Costa CF. Marketing digital social: a utilização das mídias digitais como canal de comunicação. [Graduação em Administração]. Iguatama (MG): Fundação Educacional Vale do São Francisco; 2021. [acesso em 15 ago 2022]. Disponível em: http://repositorio.fevasf.edu.br/handle/FEVASF/57?mode=full
Almeida IJS, Santos DCM, Araújo KMST, Morato JEM. Uso do instagram como ferramenta de comunicação da pós–graduação em enfermagem. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias [evento na internet]. 2020 ago 24-28; São Carlos, Brasil [acesso em 20 set 2022]. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1558/1206
Andrade JB, Cavalcante MB, Apostólico MR. Marketing pessoal e enfermagem: projeção para visibilidade social do enfermeiro. Enferm. Foco [internet]. 2017 [acesso em 15 ago 2022];8(1):82-6. Disponível em: http://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n1.946
Conselho Federal de Enfermagem [homepage na internet]. Cofen debate empreendedorismo com o Ministério da Saúde [acesso em 23 out 2022]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/cofen-debate-empreendedorismo-com-o-ministerio-da-saude_97775.html
Ianni ECF. Marketing digital: uma nova tendência na enfermagem. Nursing (São Paulo) [internet]. 2022 [acesso em 20 set 2022];25(287):7498-9. Disponível em: http://doi.org/10.36489/nursing.2022v25i287p7498-7499
D‘Ângelo P. [website na internet]. O que é marketing de influência e como se beneficiar dele [acesso em 1º fev 2022]. Disponível em: http://blog.opinionbox.com/marketing-de-influencia/
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.