VIEWS OF ELDERLY USERS OF A HOSTEL FOR THE HOMELESS: A QUALITATIVE APPROACH

Autores/as

  • Camila Oliveira Bezerra UNIFESP
  • Hernani Aparecido Matias UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2338-2345

Palabras clave:

idoso, pobreza, trabalho.

Resumen

Estudo, com abordagem qualitativa, tendo como objetivo identificar a percepção do idoso enquanto usuário de centro de acolhida. Os sujeitos da pesquisa foram seis idosos do sexo masculino, o local do estudo foi um centro de acolhida público localizado na zona leste de São Paulo. A coleta de dados se deu através de uma questão norteadora. O método de análise foi a Análise de Conteúdo que possibilitou a identificação das unidades temáticas: Família na Sociedade Brasileira: O significado para os idosos; Centros de acolhidas: vivenciais dos idosos; Identidade do idoso: condições socioeconômicas e cidadania.  Consideramos que a população idosa tende a permanecer mais tempo em centros de acolhida, dado pela ausência do apoio familiar, déficit no recebimento do benefício da aposentadoria e o desemprego, impossibilitando o alcance da autonomia e reinserção social, transformando o centro de acolhida em um espaço de formação de vínculos afetivos que  não encontram nas ruas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Oliveira Bezerra, UNIFESP

Supervisora Técnica de Saúde da AMA Figueira Grande - CEJAM. Especialista em Gerontologia e Geriatria, Licenciatura em Enfermagem. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Administração e Gerenciamento de Serviços de Enfermagem(GEPAG), UNIFESP - São Paulo - SP.

Hernani Aparecido Matias, UNIFESP

Sociólogoa pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, especialização em Sócio-Psicologia e mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

Publicado

2011-10-03

Cómo citar

1.
Bezerra CO, Matias HA. VIEWS OF ELDERLY USERS OF A HOSTEL FOR THE HOMELESS: A QUALITATIVE APPROACH. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3 de octubre de 2011 [citado 22 de julio de 2024];3(4):2338-45. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1466

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics