PERCEPTION AND FEELING OF ADOLESCENTS WITH HIV / AIDS: AN INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2412-2425Palabras clave:
comportamento do adolescente, revisão, sexo.Resumen
Objetivo: identificar evidências científicas acerca da percepção e sentimentos do adolescente portador do HIV/AIDS. Metodologia: estudo de revisão integrativa cuja busca de dados foi realizada nas bases de dados: PubMed, SCOPUS, LILACS, ADOLEC utilizando os descritores “behavior”, “HIV/AIDS + adolescent”, “perception + HIV + adolescentes”. Para orientar este estudo foi formulada a seguinte questão: Quais elementos são considerados na caracterização e análise da percepção e sentimento dos adolescentes portadores de HIV/AIDS?. Resultados: A base de dados com maior número de publicações foi a PubMed (57), seguida pela ADOLEC (45), LILACS (31), SCOPUS (20). Apesar de a base PubMed recuperar o maior número de estudos, a base ADOLEC conseguiu obter maior quantidade de estudos incluídos. Conclusão: o estudo foi de importância para levantar elementos presentes na vida do portador de uma doença incurável. Permanece o desafio de formar uma sociedade mais preparada para aceitar esse novo perfil de pacientes HIV/AIDS. Descritores: comportamento do adolescente; revisão; sexo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.