THE TEACHING OF BIOETHICS IN THE COURSES OF GRADUATION IN NURSING IN THE BAHIAN PUBLIC UNIVERSITIES

Autores/as

  • Deisy Vital dos Santos Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia
  • Eliane Elisa de Souza e Azevêdo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2407-2418

Palabras clave:

Ensino de Bioética, Enfermagem

Resumen

Objetivo: analisar o programa das disciplinas que contemplam os conteúdos da Bioética desenvolvidos nos cursos de graduação em Enfermagem nas universidades públicas baianas. Métodos: Pesquisa documental, descritiva, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Dados secundários e análise de conteúdo. Resultados: A disciplina que contempla os conteúdos de Bioética apresenta o desafio de ter que abarcar os conteúdos da Deontologia profissional, da Ética e da Bioética. De modo que, em algumas instituições a variável carga horária tenha sido responsável pelo aprofundamento ou superficialidade dos conteúdos da Bioética. A tendência pedagógica velada nas metodologias e avaliações mescla perspectivas tradicionais e progressistas, havendo predomínio da segunda. As publicações de Bioética na Enfermagem são discretas, carecendo de maiores investimentos. Conclusão: O caminho trilhado pela maioria das universidades baianas é coerente, pois oferece ao futuro profissional o conhecimento dos conceitos básicos da Bioética e a análise de temas emergentes e persistentes.

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Biografía del autor/a

Deisy Vital dos Santos, Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia

Centro de Ciencias da Saúde em Santo Antonio de Jesus-Bahia

Eliane Elisa de Souza e Azevêdo, Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA

Publicado

2012-06-20

Cómo citar

1.
dos Santos DV, de Souza e Azevêdo EE. THE TEACHING OF BIOETHICS IN THE COURSES OF GRADUATION IN NURSING IN THE BAHIAN PUBLIC UNIVERSITIES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 20 de junio de 2012 [citado 22 de julio de 2024];4(2):2407-18. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1760

Número

Sección

Artículo original

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