SIZING OF NURSING STAFF IN A CLINICAL UNIT

Autores/as

  • Siméia Corrêa de Matos
  • Sandra Maria de Mello Cardoso
  • Narciso Vieira Soares
  • Marcos Barragan da Silva

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.3052-3059

Resumen

Objetivo: Realizar o dimensionamento do pessoal de enfermagem segundo o grau de dependência de pacientes de unidade clinica. Método: Pesquisa quantitativa descritiva realizada em uma unidade clínica de um hospital geral de médio porte localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2009. Aplicou-se nos pacientes internados o Sistema de Classificação de Pacientes, após foi realizado o cálculo para dimensionamento de pessoal. Respeitaram-se os aspectos éticos. Resultados: Predominaram 60,48 % pacientes em cuidado mínimo, seguido de 25% intermediários, 13,71% semi-intensivos e 0,81% intensivos. O dimensionamento apontou que o número de enfermeiros é insuficiente e o número de técnicos de enfermagem supera discretamente o preconizado. Conclusão: A aplicação do Sistema de Classificação de Pacientes permitiu identificar o perfil assistencial do pacientes internados na unidade clínica. Faz-se necessário o aumento do número de profissionais de acordo com as categorias de cuidado identificadas. Descritores: Serviços de Enfermagem. Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde, Assistência de enfermagem, Recursos Humanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Siméia Corrêa de Matos

Enfermeira Assistencial do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (RS-Brasil). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva.

Sandra Maria de Mello Cardoso

Enfermeira. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI - Santo Ângelo/RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação em Enfermagem (GEPESE/URI). 

Narciso Vieira Soares

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Santo Ângelo/RS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação em Enfermagem (GEPESE/URI). 

Marcos Barragan da Silva

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Endereço: Rua Carmem Miranda, 165, Esteio/RS.

Publicado

2012-11-08

Cómo citar

1.
Matos SC de, Cardoso SM de M, Soares NV, Silva MB da. SIZING OF NURSING STAFF IN A CLINICAL UNIT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8 de noviembre de 2012 [citado 22 de noviembre de 2024];4(4):3052-9. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1884

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics